Clube

Má relação com o grupo derrubou Sampaio

Alfredo Sampaio teve problemas de relacionamento com jogadores do VascoA derrota de 2 a 1 para o Volta Redonda colaborou, mas não decidiu o futuro de Alfredo Sampaio no Vasco. Não foi o resultado que fez o treinador cair nesta segunda-feira, mas o fato de a diretoria ter constatado que ele não tinha mais o apoio do elenco. O receio era que a falta de empenho dos jogadores proporcionasse uma eliminação precoce na Copa do Brasil diante do Bragantino na próxima quinta-feira, em São Januário. E aí a situação ficaria insustentável.

Na declaração que deu nesta segunda-feira durante o adeus do clube, Alfredo Sampaio admitiu que "um novo treinador pode trazer o comprometimento necessário que atualmente não há por parte de alguns (jogadores)".

Os problemas de Alfredo Sampaio com o elenco começaram antes da semifinal da Taça Guanabara contra o Flamengo. O treinador elaborou um planejamento forte de trabalho, com movimentações longas e período integral. Os jogadores reclamaram. O preparador físico Luiz Flávio, que pediu demissão dias depois, também. No fim, o treinador ainda perdeu Wagner Diniz, Leandro Bomfim e Beto com problemas musculares para o jogo decisivo.

Além disso, Alfredo Sampaio teve um desgaste com Edmundo. O treinador mandou preparar um DVD com imagens marcantes do jogador pelo Vasco. O jogo marcaria a reestréia do Animal. E o vídeo foi exibido no vestiário. Mas na partida, o atacante perdeu um pênalti e deixou o campo criticando a comissão técnica.

- Me arrependo de ter jogado, porque eu falei que não dava para jogar - disse Edmundo ao deixar o campo.

Alfredo não entrou em guerra com o Animal, mas não gostou da declaração. Principalmente porque havia perguntado a Edmundo se ele tinha condições e queria jogar. A resposta do Animal, que teve 25 dias de trabalho físico e técnico até a estréia, foi um convicto "sim".

Na semana seguinte, os dois se estranharam em um treino tático em São Januário. O jogador deixou o campo, foi direto para o vestiário e saiu do clube sem dar qualquer declaração. No dia seguinte, não apareceu para treinar. Publicamente, o Vasco não divulgou nenhuma punição a Edmundo. Mas Alfredo não engoliu a indisciplina.

- É importante dizer que ele não saiu do treino. Eu tirei o Edmundo do treino. O comando é um só. A gente conhece o Edmundo, sabe que tem um temperamento forte, é pavio curto. Mas do comando eu não abro mão - disse Alfredo na época.

Outra polêmica também desgastou o treinador com o grupo: o cobrador oficial de pênaltis. Alfredo Sampaio se esquivava ao falar sobre o assunto, não afirmava com todas as letras que Edmundo, mesmo cobrando mal, era o escolhido. Preferia dizer que o Vasco tinha vários bons cobradores e citava também Morais, o goleiro Tiago e Leandro Bomfim. Na vitória sobre o Macaé, pelo Campeonato Carioca, a torcida pediu, e o goleiro Tiago correu para cobrar um pênalti. Mas Morais não deixou o camisa 1 bater.

- Não bato mais – garantiu Tiago, irritado, ao deixar o gramado.

No dia seguinte, Alfredo Sampaio precisou apagar o incêndio, e Tiago foi proibido de cobrar as penalidades. A situação com o elenco piorou nos últimos jogos. No intervalo da partida em que o Vasco foi derrotado pelo Fluminense no último dia 23, Edmundo voltou a cutucar o treinador. Ao ser questionado o motivo de o time jogar mal, o Animal respondeu:

- É, pergunta ao Alfredo o porquê - disse Edmundo.

E na derrota para o Volta Redonda, segundo informações da "Rádio Globo", Edmundo teria, inclusive, aplaudido os torcedores no final da partida ao se dirigir para o vestiário quando eles gritavam o coro de "burro" para o técnico.

Alguns jogadores também mostravam estar insatisfeitos com o treinador. Andrade, que acertou a ida para o futebol espanhol, reclamava quando não era escalado na ausência de Beto ou Jonílson do time titular. O chileno Villanueva também não gostava de não ser nem relacionado para o banco.

Alfredo Sampaio deixou o Vasco após 12 jogos. Foram oito vitórias, um empate e três derrotas - para Flamengo, Fluminense e Volta Redonda.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri