Futebol

Muita coisa mudou desde a estreia de Ramón Díaz pelo Vasco

Ramón Díaz reencontrará neste sábado, às 19h30, na Arena da Baixada, o Athletico-PR, adversário em sua estreia pelo Vasco. Desde então se passaram quatro meses da derrota por 2 a 0 em São Januário, em 23 de julho, e muita coisa mudou.

De virtual rebaixado, o Vasco hoje está fora da zona de rebaixamento e com boas chances de permanecer na Série A em 2024. De acordo com o Espião Estatístico, a probabilidade de o Vasco escapar da queda para Série B é de 88,52%, a quatro rodadas do fim do Brasileirão. Situação diferente de quando Ramón assumiu.

Na ocasião, o Vasco tinha nove pontos em 14 rodadas e ocupava a lanterna do Brasileirão, com sua pior campanha na história. O time somava apenas duas vitórias e ainda não havia vencido e sequer balançado as redes em São Januário. Hoje, o Vasco é o melhor mandante do segundo turno e tem a sexta melhor campanha do returno. O time está invicto há cinco jogos.

- Não é fácil jogar no Brasil. Temos grandes equipes. Nós estamos conhecendo cada dia mais como jogam os jogadores, as táticas, o ambiente. Mas eu me sinto orgulhoso, porque quando cheguei o Vasco estava em último, lá no fundo. Tínhamos apenas nove pontos. Hoje temos 41 pontos. Então todos temos que ficar felizes porque o Vasco é um clube que está competindo e lutando contra todas as grandes equipes. Temos 41 pontos! Tínhamos nove. Imagina se tivéssemos essa campanha desde o início do campeonato. Portanto estou orgulhoso dos jogadores, do clube, mas temos que seguir lutando até o fim – analisou Ramón, na quarta, após o empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, no Mineirão.

Ramón Díaz e sua comissão têm 20 jogos à frente do Vasco. Foram nove vitórias, sete empates e quatro derrotas. O aproveitamento é de 56%.

Mudanças em campo 


Além da campanha e da perspectiva no Campeonato Brasileiro, muita coisa mudou dentro de campo, desde a estreia de Ramón Díaz, em julho, no Vasco.

Em comparação a sua primeira formação inicial, naquele jogo contra o Athletico-PR, apenas cinco titulares seguem na equipe principal: Léo Jardim, Lucas Piton, Medel, Zé Gabriel e Gabriel Pec. O chileno, que também fazia sua estreia, foi escalado como volante e hoje se destaca como zagueiro.

O Vasco iniciou a partida contra o Athletico-PR, em julho, com Léo Jardim, Puma, Miranda, Zè Vitor, Lucas Piotn; Medel, Zé Gabriel, Jair, Gabriel Pec, Orellano e Figueiredo.

Após esse jogo, o Vasco contratou peças importantes que chegaram para incorpar o elenco. Casos, por exemplo, de Vegetti, Payet, Praxedes, Paulinho e Rossi.

Fonte: ge
  • Domingo, 03/03/2024 às 18h10
    Vasco Vasco 4
    Portuguesa Portuguesa 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 07/03/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Agua Santa Agua Santa
    Copa do Brasil São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir