Futebol

Multa para evitar suspensão empaca, e Ferj prevê uso de artifício só com med

A novidade no regulamento do Estadual do Rio desta temporada não conta - até o momento - com muitos adeptos. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) prevê que a polêmica regra de salvar um jogador suspenso com o pagamento de multa de R$ 500 será utilizada somente com os medalhões e em fases mais decisivas da competição. Assim, os times pequenos não mexerão no bolso para evitar ganchos. Após cinco rodadas, o artifício mostra pouco interesse: apenas um clube fez o depósito na conta da entidade para fazer valer a medida e, assim, liberar o seu atleta para o compromisso seguinte.

Com recursos escassos, os clubes de menor investimento não veem a medida como prioridade e buscam outra opção dentro do elenco no momento em que o jogador titular for suspenso por três cartões amarelos. A visão do presidente da Fferj Jorge Rabello ganha força com o planejamento de Nova Iguaçu e Quissamã para a sexta rodada da Taça Guanabara.

OS INDISCIPLINADOS DO ESTADUAL DO RIO-2013

TIMES
AMARELOS
VERMELHOS

Botafogo
10 cartões
-

Flamengo
8 cartões
1 cartão

Fluminense
8 cartões
1 cartão

Vasco
7 cartões
-

Boavista
15 cartões
2 cartões

Nova Iguaçu

11 cartões
-

Quissamã
16 cartões
-

“Os pequenos já não têm dinheiro, imagina se vão gastar com isso. Os times não vão utilizar, porque não tem sentido. Não perderam Messi ou Neymar e o Pelé já parou de jogar. É coisa normal do futebol: perdeu um jogador, entra outro. É seis por meia dúzia”, destacou o dirigente, que lembra que os chamados clubes grandes podem usar a medida – mas somente em casos específicos. “É possível que seja utilizada com jogadores como Fred ou Seedorf, dependendo da rodada seguinte”.

Nova Iguaçu (com o lateral esquerdo Uallace) e Quissamã (com o meia Bruno Reis) têm problemas por suspensão para a próxima jornada do Campeonato Carioca. Os dois clubes não planejam pagar a multa para contar com os atletas.

Vitor Lima, vice-presidente do Nova Iguaçu, aponta que o pagamento de R$ 500 pode ser realizado pelo clube em uma situação emergencial. No entanto, a diretoria planeja apostar no grupo montado para o campeonato. “Em sua maioria, o time tem nível de jogadores para reposição. É uma medida que respeito, mas sou contrário. A pena da suspensão existe para frear a violência. Fica fácil para o time grande pagar porque tem dinheiro”, opina o cartola.

O Quissamã também não irá “salvar” o meia Bruno Reis, que levou três amarelos após cinco partidas disputadas pelo Carioca. “Não trabalhamos com essa possibilidade de usar o artifício neste momento. Vamos estudar caso a caso e ver até que ponto é necessário usar o recurso em um jogador e correr o risco de perdê-lo novamente para a rodada seguinte”, pontuou Diones Silva, presidente do Quissamã .

Apenas o Boavista vai livrar um jogador de gancho na sexta rodada da Taça Guanabara. Assim como havia feito com Erick Flores no jogo anterior, o clube de Bacaxá irá pagar a multa para escalar o meia Tulio Souza no jogo contra o Nova Iguaçu, às 17h de quinta-feira.

Entre os clubes grandes, Botafogo e Fluminense correm o risco de ver jogadores serem suspensos nesta rodada da Taça Guanabara. Pelo Alvinegro, Bolívar está pendurado. No Tricolor, Digão e Valência já receberam dois cartões amarelos e correm riscos. Resta saber se esses clubes irão querer mexer no bolso para premiar os seus jogadores com uma nova partida, ao invés do já tradicional gancho.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/07/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78