Mercado

Multicampeão, Alexandre Mattos tem experiência em reformular elencos

Atualmente sem clube, Alexandre Mattos é um dos principais nomes cotados para assumir o cargo de diretor de futebol do Vasco da Gama, após a demissão de Alexandre Pássaro nesta semana.

Pelo termômetro das redes sociais, agrada a boa parte dos torcedores vascaínos e a diretoria administrativa. O profissional, de 45 anos, já comandou América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG e Palmeiras. 

São quatro títulos do Campeonato Brasileiro na bagagem. Mattos também foi eleito o Melhor Diretor Executivo de Futebol (CONAFUT) em 2013, 2014, 2015 e 2016.

No Palmeiras, o diretor foi o responsável por realizar uma profunda reformulação, apresentando 25 reforços, fazendo com que o time fosse de quase rebaixado à campeão da Copa do Brasil de 2015. Em 2017 trouxe Borja, eleito o melhor jogador das Américas. Foi demitido em 2019, após cinco anos de trabalho no time paulista.

Para conhecer um pouco mais sobre o perfil que pode pintar em São Januário, o SuperVasco conversou com dois palmeirenses, que fizeram as suas avaliações sobre o período em que Mattos esteve no clube.

- Numa escala de 0 a 10, dou nota 9. Trouxe o principal jogador do elenco (Dudu), dando um chapéu no maior rival, reformulando e investindo na base. O Palmeiras não tinha base e estamos colhendo os frutos: Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Gabriel Verón, entre outros. No começo do trabalho, trouxe muito jogador por empréstimo, o que foi bom. Contratos curtos e a maioria  deu a resposta em campo. Com o passar do tempo, começou a trazer apostas e algumas não deram a resposta no momento, o que pesou muito no trabalho. Após a saída, os jogadores começaram a deslanchar: Veiga, Scarpa, Zé Rafael -, avaliou Lucas Sena.

Questionado sobre como recebeu o desligamento do Palmeiras, o torcedor disse lamentar o fato na ocasião, elogiando o ex-diretor de futebol.

- Fiquei triste, pois ele é muito bom negociando. Sabe o que está fazendo. Mas, ao final, estava gastando muito dinheiro.

Quem também conversou com a nossa equipe foi o perfil Diário Palmeiras, que soma mais de seis mil seguidores no Twitter, e cobre diariamente a rotina do clube. 

- Ele chegou em um momento totalmente conturbado e com a missão de transformar e recuperar o clube. Fez uma mega reformulação no elenco, e também no departamento de futebol, resultado que colhemos até hoje, sete anos depois. Entre altos e baixos, a avaliação é de um trabalho nota 7,5. Comparando ao Vasco, não sei se conseguirá ter a mesma performance, caso seja contratado. E digo o porque: dinheiro e tempo. Apesar de ter tido um resultado quase que imediato no Palmeiras, chegando na final do primeiro campeonato logo de cara e ainda levantando o caneco da Copa do Brasil, isso foi possível pelas quase 30 contratações no início, entre elas o craque Dudu, dando chapéu em São Paulo e Corinthians.

Para concluir, o perfil palmeirense ainda deu a sua visão sobre o processo de saída do profissional. Também não faltaram elogios a Alexandre Mattos.

- A saída dele, apesar de conturbada, foi natural. A pressão ficou insustentável, muito desgaste com altos gastos e pouco resultado (à altura das exigências e potencial do clube). E convenhamos, ao ver aquele Flamengo de 2019 como concorrente, era uma incógnita o que viria paea futuro se o Palmeiras errasse de novo o planejamento pro ano seguinte. Porém, o planejamento do ano seguinte também passou por ele, 2020, ano supercampeão do clube, em que teve atletas da base que foi toda reformulada por ele e o ex-presidente Paulo Nobre, como protagonistas. Dito isso, foi aceitável a saída dele sem pudor. Hoje, se for cogitado um retorno pra cá, divide muito a torcida. No que faz, ele é um dos melhores, sem dúvida alguma. Sempre por onde passou, deixou bons resultados.

Por Leandro Oliveira

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri