Futebol

Museu do Futebol anuncia exposição em homenagem aos 100 anos de Barbosa

O Museu do Futebol orgulhosamente apresenta a nova exposição temporária "Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa".

A mostra conecta a posição de goleiro - que completa 150 anos em 2021 -, a trajetória de Moacyr Barbosa e a causa antirracista no Brasil.

Segue o fio.🧶

TEMPO DE REAÇÃO é o nome dado ao momento que o goleiro leva para iniciar o movimento da defesa após perceber um ataque em direção ao gol - um fundamento básico para o goleiro. 

Na nova exposição, a expressão ganha outra dimensão ao trazer Barbosa para o centro do debate. 

O arqueiro teve uma trajetória profissional de grande sucesso, mas a memória sobre sua carreira é ainda aprisionada à derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950. 

Em 2021, ano em que Barbosa completaria 100 anos, ele tem sua trajetória recontada pelo Museu sob outra perspectiva. 

Com o auxílio das lembranças e do acervo preservados por Tereza Borba, sua filha adotiva, os curadores problematizam a narrativa hegemônica da responsabilização do goleiro pelo "Maracanazo". 

A mostra discute as consequências dessa narrativa para a história do futebol e do próprio Barbosa, evidências do racismo que estrutura o futebol e a sociedade brasileira. 

Assim, convida o público a agir para mudar essa estrutura - pois o “tempo de reação” ao racismo é agora. 

A mostra é um ponto de inflexão na agenda antirracista assumida pelo Museu do Futebol desde sua fundação, e que se aprofunda agora ante os acontecimentos de 2020, como o movimento Vidas Negras Importam. 

A exposição conta com patrocínio do @SporTV, e com apoio da @EMSFarmaceutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do @ObRacialFutebol, Coletivo @pretaria e Malik Esporte e Cultura. 

A curadoria foi um processo participativo, envolvendo especialistas e representantes de diferentes setores do Museu. Cerca de 50 pessoas foram ouvidas em seis meses de trabalho, que teve a coordenação da antropóloga Daniela Alfonsi e consultoria de @mmcarvalho8 e @DiogoSilvatkd. 

A pesquisa foi conduzida pelo historiador Marcel Tonini juntamente com a equipe do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, núcleo do museu responsável pelos acervos e pesquisas. 

"Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa" inaugura no dia 19 de junho no espaço físico do Museu do Futebol, localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. 

Mais informações em breve! 

Fonte: Twitter Museu do Futebol
Loading...
  • Sábado, 19/06/2021 às 16h30
    Vasco Vasco 3
    CRB CRB 0
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 24/06/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série B Mineirão
  • Domingo, 27/06/2021 às 20h30
    Vasco Vasco
    Brusque Brusque
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quarta-feira, 30/06/2021 às 19h00
    Vasco Vasco
    Goiás Goiás
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio da Serrinha
  • Sábado, 03/07/2021 às 21h00
    Vasco Vasco
    Confiança Confiança
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sábado, 10/07/2021 às 16h30
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir