Futebol

Música, PIX, pênalti decisivo: a passagem de Raniel pelo Vasco

Chegou ao fim, nesta quarta-feira, a relação entre Raniel e Vasco. Um casamento curto, de 11 meses, com altos e baixos, porém intenso. Uma união que fez bem para as duas partes, mas o clube entendeu que é o momento de buscar um novo centroavante.

O torcedor vascaíno pode gostar ou não de Raniel, mas é impossível ser indiferente. O atacante foi um personagem do Vasco em 2022 e foi importante na temporada. Artilheiro do time, com 16 gols, garantiu 11 pontos na Série B. O mais importante talvez tenha sido no empate com o Sport, na Ilha do Retiro.

O Vasco também fez bem a Raniel. O camisa 9 chegou ao clube desacreditado, após conviver com lesões e seca de gols em Santos. Em São Januário, reencontrou os gols e o prazer de jogar. Deixa o clube com seu nome novamente em evidência no cenário nacional. Foram 16 gols em 45 jogos. Ele foi o artilheiro do time no Carioca e na Série B.

- Obrigado, Vascão! Serei eternamente grato pela oportunidade. ❤️🦖💢 - postou Raniel, logo após o clube comunicar que não irá renovar seu empréstimo com Santos.

Foi uma relação de altos e baixos. Provavelmente a maioria da torcida seja a favor de o atacante deixar o Vasco, mas são poucos que não reconhecem a importância de Raniel em 2022. Ele nem sempre foi titular, perdeu alguns gols, ouviu vaias, mas também teve momentos felizes no clube. Internamente, entre jogadores e funcionários, é unanimidade.

O início da relação foi promissor. Quem não se lembra das dancinhas de dinossauro e dos PIXs de R$ 500 por assistência, que acabaram virando caixinha para os funcionários do clube ao longo da temporada? Teve música também. "Tá solto o dinossauro. A sociedade não está entendendo...”. Inspirada nas frases do personal trainer Diego Santiago, que faz sucesso nas redes sociais, o hit ganhou as arquibancadas e as redes sociais.

O início da Série B também foi animador. Raniel marcou os primeiros três gols do Vasco na competição, mas depois caiu de desempenho. Alternou a titularidade com o banco de reservas, mas sempre teve a confiança dos quatro treinadores que passaram por São Januário ao longo de 2022. Jorginho, por exemplo, não se cansava de elogiar o camisa 9.

O pior momento talvez tenha sido no empate por 1 a 1 com o Londrina, no fim de setembro, em São Januário. Raniel perdeu dois gols de frente para o goleiro e pagou um preço por isso. Foi vaiado e xingado. Ali ficou claro que não havia mais clima para renovação de contrato. Ainda assim Raniel juntou forças, superou o momento ruim e foi importante na dramática reta final do Vasco, que garantiu o acesso à Série A na última rodada.

A quatro rodadas do fim, saiu do banco de reservas e marcou, em cobrança de pênalti, o gol de empate do Vasco contra o Sport na Ilha do Retiro. Poucos teriam a frieza que o centroavante teve nos acréscimos, em um momento de extrema pressão do clube carioca. Na celebração ele provocou a torcida pernambucano, que invadiu o gramado. O jogo não foi retomado.

O fato acabou nos tribunais, e Raniel foi suspenso por dois jogos. Ele reapareceu como titular na última rodada, e participou da jogada que originou o pênalti marcado por Nenê, que garantiu o acesso.

Raniel nunca foi unanimidade para a torcida do Vasco, mas foi um centroavante de muita entrega e que entregou. Em um novo momento do clube, com recursos para investir na Série A, talvez ele de fato não coubesse mais no elenco. Mas certamente foi um personagem marcante em um time de operários que, se não desfilou técnica, entregou tudo para levar o clube de volta à Série A após dois anos.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir