Torcida

Na volta ao estádio, produtores de conteúdo levam emoção da arquibancada

Para milhões de vascaínos espalhados por todo o país, poder assistir a uma partida do Vasco em São Januário é a realização de um sonho. Diante das dificuldades impostas pela pandemia e a restrição de público, essa meta ficou ainda mais difícil para muitos.

Apesar da recente flexibilização que permite o retorno da torcida aos estádios, o número previsto ainda é pequeno, se comparado à carga máxima. No primeiro jogo, por exemplo, considerado um evento-teste, apenas 300 vascaínos se fizeram presentes. Já contra o Goiás, 3000 estiveram no Caldeirão. 

Quem garantiu um lugar nesse retorno oficial e pôde acompanhar de perto a vitória do time foram os produtores de conteúdo Bert Menezes e Raphael Freitas. De formas distintas, o trabalho deles tem um objetivo em comum: transmitir toda a emoção das arquibancadas. 

Bert está à frente do canal “Desde 1898”, em que grava, de maneira voluntária, vlogs durante toda a partida, registrando cada detalhe que se passa no estádio. No YouTube, já são mais de 53 mil inscritos. Nossa equipe bateu um papo com ele.

- Eu e um primo (André) que também é um dos criadores, sempre gostamos de trabalhar com conteúdo. Desde 2009 a gente já tentava gravar. A qualidade era bem baixa. Perto de 2016, criamos uma página com alguns amigos e postávamos memes, notícias do Vasco e alguns vídeos aleatórios. Como gente tava sempre em São Januário, vivendo o Vasco, começamos a registrar tudo, com uma câmera melhor. Vlogs em jogo, na categoria de base, caranavas e outros. Descobrimos um propósito e ficamos encantados, que é o de poder levar o Vasco para as pessoas de diferentes partes do mundo. Seja pra quem não tem condição, seja pra quem mora longe, seja pra quem esteja trabalhando... Tínhamos um “compromisso” de trazer essa atmosfera da arquibancada.

Bert não escondeu a felicidade em poder estar presente em São Januário, reativando o canal e registrando os detalhes da vitória. 

- Como eu falei no último vlog, independente de qualquer elenco e qualquer coisa, aquele ambiente é a paz de espírito pra muita gente. É na arquibancada que a gente deixa a ansiedade de lado, vira amigo de desconhecido, vibra, torce, acredita, e vive um sentimento único durante os 90 minutos. Epiderme registrar isso, senti uma responsabilidade grande, porque mesmo com a volta, muita gente que gostaria não conseguiu estar no jogo pelos protocolos. Nesse vídeo contra o Goiás, acho que deu para captar bem a emoção em cada rosto, de como aquela noite foi maravilhosa. De certa forma, a gente do canal se sente privilegiado por poder retratar aquilo que amamos para tanta gente e compartilhar dessa mesma paixão.

Raphael é fotógrafo profissional e criador da página “Retrato Vascaíno”, que já passa dos cinco mil seguidores no Twitter. Desde a vibração da torcida, às cervejas derramadas nos gols, os abraços de comemoração e até os personagens ilustres, nada passa despercebido pelas lentes da câmera.

Em contato com o SuperVasco, ele detalhou como surgiu a iniciativa do projeto e a sensação de poder voltar à Colina Histórica depois de tanto tempo.

- Eu já fazia as fotos da torcida pelo Canal Desde 1898. Foi um período bem bacana, em que fiz amigos maravilhosos. Mas decidi criar o meu própio projeto, do zero, e a torcida abraçou a página. Saí de alma lavada. Até porque, pouco tempo depois da criação do “Retrato Vascaíno”, veio a pandemia. Ficamos um ano e meio longe das arquibancadas e voltar, já com uma foto viralizando '(a do Riquelme e seu pai) foi muito satisfatório. Amo registrar esses momentos.

Por Leandro Oliveira

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir