Futebol

'Não quero mais erros como este', disse Del Nero sobre Vasco x Corinthians

O presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, reclamou com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, nesta segunda-feira, dia seguinte à derrota do time cruzmaltino para o Corinthians com um gol irregular de Jô. O mandatário da CBF ouviu o dirigente vascaíno, levou a bronca e chamou o homem forte da arbitragem no Brasileiro - coronel Marcos Marinho - para uma conversa na sala da presidência.

Del Nero disse a Marinho que o projeto de árbitro de vídeo (VAR - ou video assistant referee, em inglês) precisa ser instalado já na próxima rodada do torneio, que começará no sábado com Flamengo x Avaí e Santos x Atlético-PR.

A ideia original de Marinho e dos dois integrantes da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa e o ex-árbitro Manuel Serapião Filho, era a de colocar a VAR em funcionamento a partir de 2019.

O erro do juiz Elmo Alves Resende Cunha (GO) e do árbitro adicional Eduardo Valadão (GO) ao não repararem que o atacante Jô, do Corinthians, usou o braço direito para desviar a bola dentro do gol do Vasco, o que gerou a revolta dos dirigentes e jogadores do clube carioca.

"Precisa mudar esta situação. Não quero mais erros como este", disse Del Nero a Marinho. E o presidente da CBF mandou apressar a entrada do árbitro de vídeo.

Sérgio Correa e Serapião Filho estão no Paraguai participando, desde o dia 13, de um treinamento do VAR para utilização nos jogos semifinais e finais da Libertadores. Eles deveriam retornar na quarta-feira.

A urgência determinada por Marco Polo Del Nero fez com que a CBF antecipasse o retorno da dupla ainda para a noite desta segunda-feira.

O presidente Del Nero tomou a decisão de acelerar a instalação do árbitro de vídeo também porque viu, na manhã desta segunda-feira, o comentarista de arbitragem dos canais ESPN, o ex-juiz Sálvio Spinolla, mostrando como o VAR resolveu três lances duvidosos em ligas importantes da Europa.

O coronel Marinho vai tentar organizar uma pequena força-tarefa para atuar nesta instalação do árbitro de vídeo 15 meses antes do previsto.

Se for viável, esta novidade vai aparecer a partir da 25ª rodada. Mas a utilização do VAR requer mais gente treinada, além de acerto com a TV Globo, que vai gerar as imagens para análise. A CBF está chamando as produtoras de vídeo interessadas em fornecer equipamento e tecnologia para o VAR.

Fonte: ESPN Brasil
  • Sábado, 17/10/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana Maracanã
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 25 (43,10%)
Empates 16 (27,59%)
Derrotas 17 (29,31%)
Total 58
Gols
Marcados 79 (56,83%)
Sofrido 60 (43,17%)
Total 139
Saldo 19
Cartões
Amarelos 116 (92,06%)
Vermelhos 10 (7,94%)
Total 126