💢 JOHAN ROJAS
Tem mais um colombiano chegando ao Vasco da Gama: Johan Rojas, vindo do Monterrey, do México. O que esperar, qual o seu perfil e características (e mais) você confere agora, então já sabe: Vem com a PFQL!
Johan Rojas é colombiano, com 23 anos, 1.75m e pé direito dominante. Ele começou sua carreira profissional no La Equidad, da Colômbia, onde se destacou em 2023 e 2024, sendo comprado pelo Monterrey, do México, em junho de 2024. Sem sucesso, foi emprestado para o Necaxa, também mexicano, entre fevereiro e julho do ano passado. Agora, está prestes a ser anunciado como novo reforço do Vasco da Gama.
Na atual temporada mexicana, Rojas tem 15 jogos e 1 gol, segundo o Transfermarkt. Em sua última liga na Colômbia, em 2024, foram 23 partidas, 2 gols e 7 assistências.
Rojas pode atuar tanto como meia atacante ou aberto pelo lado esquerdo, cortando para a perna direita, por dentro. Ele se destaca em sistemas mais ofensivos, que priorizam a posse de bola e transições rápidas, com esquemas como 4-3-3 ou 4-2-3-1.
Com físico esguio, Rojas é um jogador ágil e veloz, se saindo bem em dribles e sendo muito eficaz nas transições, como dito anteriormente. Sua visão de jogo é boa, mas o colombiano não se destaca tanto pela criação direta de chances, mas sim, com inversões e progressão das jogadas, utilizando principalmente seu lançamento, que tem qualidade.
Outro ponto é que o meia é o típico "corta e chuta", finalizando constantemente a longas distâncias (e com as duas pernas). Em algumas ocasiões, Rojas leva perigo ao gol adversário (e até marca). Em outras, saem chutes bisonhos, as quais poderiam ser melhor aproveitadas, por exemplo, com um passe ao companheiro. De qualquer forma, dá pra dizer que o colombiano "não tem medo de errar".
Sem bola, Rojas é capaz de cobrir a lateral em alguns esquemas táticos (no Necaxa, chegou a atuar como ala em linha de três zagueiros), mas, com porte físico esguio, não é muito combativo para o enfrentamento a atacantes mais fortes. Seu jogo aéreo é bastante insignificante.
O colombiano é um jogador de personalidade, para bem e para mal. Ele teve problemas com Martín Demichelis no Monterrey, ao ponto de escrever "O karma vai bater forte em quem trai pessoas que só tiveram boas intenções" em seu Instagram após a demissão do técnico. Além disso, seu número de cartões amarelos é um pouco elevado, o que indica certa indisciplina em campo.
Para concluir, Johan Rojas deve chegar ao Vasco para exercer uma função próxima à de Philippe Coutinho, atuando mais à frente. Com bom futebol na Colômbia e pouca adaptação no México, ele vem em busca de recuperar seu futebol e, quem sabe, permanecer no Brasil. Sendo empréstimo com opção de compra, pode-se dizer que é um bom negócio.
Mais lidas