Futebol

Nenê avalia escalação de Figueiredo como volante: 'Tem tudo para dar certo'

O Vasco contratou dois volantes para a temporada 2023, mas Maurício Barbieri ganhou três opções para a posição. Isso porque o técnico tem escalado o atacante Figueiredo no setor. A torcida terá chance de ver o jogador em ação na nova função no amistoso desta terça-feira, contra o River Plate, em Orlando, nos Estados Unidos.

Figueiredo é polivalente. Centroavante de destaque na Copinha de 2022, o cria da base foi usado como ponta no profissional durante a maior parte da temporada passada. Também chegou a ser escalado na lateral direita. A versatilidade faz do jovem um coringa para Barbieri. E ele tem se adaptado bem à função. A avaliação é de quem joga ao lado do garoto no Vasco.

- Ele está se saindo muito bem. É polivalente, o famoso coringa. Realmente é uma posição que tem que correr bastante. Alguns movimentos que a gente vai dando toques para ele, cara muito inteligente, tem visão boa do campo, tem qualidade técnica, tem força, tem tudo para dar certo também nessa posição. Está ajudando a gente - revelou o meia-atacante Nenê em entrevista nesta segunda, no hotel do Vasco em Orlando.

Figueiredo confirmou que os testes têm dado resultado positivo. A tendência é que ele comece jogando nesta terça junto com Nenê no meio de campo. Se antes era o camisa 10 quem se aproximava mais do atacante, agora o jogador terá que recuar e correr pelo veterano.

- Estou me sentindo bastante confortável. É uma função nova, tem muitas coisas ainda para evoluir, mas acredito eu que estou conseguindo agregar bastante ali para o grupo. E acredito que vai dar muito certo neste ano - disse Figueiredo, que brincou com a idade de Nenê:

- Só tem 41, mas ele fala que é 40 (risos). Nem parece que tem essa idade toda. Ele se enturma bastante com a gente, nos deixa à vontade e acredito que isso é muito importante para deixar a gente confortável e fazer o que a gente mais gosta.

Além de Figueiredo como volante, Maurício Barbieri tem usado a pré-temporada para fazer testes no time. No último treino antes do amistoso contra o River Plate, o treinador fez novas mudanças. A intenção é rodar o elenco nesses dias na Flórida, entre revezamento de coletes e dúvidas, o provável time para enfrentar o River Plate é: Alexander, Pumita, Miranda, Léo, Piton, Zé Gabriel, Figueiredo, Nenê, Gabriel Pec, Orellano e Pedro Raul.

Treinos de Barbieri

Nenê é peça-chave no elenco do Vasco não só pela qualidade, mas pelo relacionamento com o elenco, em especial os jogadores mais jovens. Em todas as imagens do clube, o camisa 10 aparece brincalhão junto aos crias da base. Tem sido fundamental também na adaptação dos novatos.

- Sou muito tranquilo, brincalhão. Para deixá-los à vontade você tem que começar a brincar, a gente fala, brinca. Nesses dias aqui nos Estados Unidos estamos jogando baralhinho, se enturmando. Lucas Piton, Pedro Raul, Léo eu já conhecia também. Todos que chegam, a gente deixa bem claro que o ambiente é sensacional. Não tem nenhum tipo de vaidade, o grupo está junto, queremos todos se sentindo bem. Assim, o mais rápido possível vai ajudar mais o time. Eu tento deixar à vontadE, falo com todo mundo que a casa é deles - contou Nenê.

O camisa 10 é aliado importante também para Maurício Barbieri ao ajudar o grupo na assimilação do modelo de jogo do treinador. O Vasco trocou o comando técnico e está reformulando o elenco. Renovou com Nenê até o fim do Carioca entendendo a relevância do jogador dentro e fora de campo.

Nesta terça, Maurício Barbieri vai colocar à prova o trabalho do início de temporada. Na visão de Nenê, está em jogo, muito mais do que o resultado, o comportamento da equipe em campo.

- Eu acho que o resultado não é o mais importante. O mais importante é a gente dar continuidade ao trabalho do Maurício, a gente está se conhecendo. Tivemos treinos muito bons, ele está mostrando a maneira como ele gosta de jogar - destacou Nenê, que acresentou:

- Todos estão tentando se encaixar o mais rápido possível nessa maneira, nesse estilo de jogo, que é bastante ofensivo, com bastante intensidade. E o primordial é a gente se entrosar cada vez mais. Claro que com resultado positivo será muito melhor, mas o foco principal é nossa preparação para todo mundo estar muito melhor na volta para o Brasil.

Com treinos intensos e a proposta de pressionar o adversário e tomar as rédeas do jogo, Barbieri tem agradado dentro do Vasco. Os amistosos serão testes importantes para medir o trabalho, mas é só começo de temporada, e os dias a mais nos Estados Unidos são considerados cruciais para o elenco principal ganhar mais tempo junto e se conhecer melhor.

O jogo contra o River Plate será às 21h30 (de Brasília) desta terça, no Exploria Stadium, em Orlando. O adversário, aliás, trás boas lembranças para Nenê, que marcou o gol da vitória do Vasco sobre o time argentino por 1 a 0, em 2017, também em Orlando, pelo Torneio da Flórida.

Fonte: Globo Esporte
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir