A classificação do Vasco para as oitavas de final da Copa do Brasil contra o Operário veio das mãos de Léo Jardim, e pode-se dizer que o goleiro saiu de São Januário nos braços dos torcedores e dos jogadores. Com gritos de "é o melhor goleiro do Brasil" desde o início da disputa de pênaltis, Jardim brilhou e defendeu três cobranças, sendo decisivo para a classificação do time, como já havia sido no ano passado no mesmo torneio em três ocasiões.
Se Léo Jardim é o melhor goleiro do Brasil ou não, o debate fica com os torcedores nas ruas ou nas redes sociais. Fato é que nenhum goleiro foi mais decisivo do que Jardim na disputa da Copa do Brasil desde o ano passado. Para os jogadores do Vasco, não há dúvidas sobre quem é o melhor da posição no país.
— Léo Jardim é o melhor goleiro do Brasil. Nos ajudou ano passado também, ficamos muito felizes por isso — disse Rayan, em entrevista na zona mista.
— Acabamos por um momento facilitando, e eles fizeram o gol. Mas o Léo é o melhor goleiro do Brasil e está aqui sempre para nos salvar. Mais uma vez mostrou isso — disse Hugo Moura.
Na última temporada, além de brilhar no Brasileirão, o goleiro do Vasco foi o com mais defesas difíceis (12) e pênaltis defendidos (3) da Copa do Brasil de 2024. Ele foi decisivo ao pegar cobranças contra o Água Santa, o Fortaleza e o Athletico-PR, da terceira fase às quartas de final da competição.
Na atual edição da competição, Léo Jardim, que havia sido pouco exigido contra o União Rondonópolis e o Nova Iguaçu, abriu a caixa de ferramentas contra o Operário e mostrou a sua versão de noites de Copa do Brasil. Logo no jogo em que chegou a 250 partidas oficiais na carreira.
O goleiro brilhou com duas defesas muito difíceis durante a partida, em chute de Fransérgio e em cabeçada de Neto Paraíba. Mas a atuação se tornou mágica nas penalidades, quando Jardim defendeu três cobranças.
A primeira, em chute de Godói, colocou o Vasco na frente do placar nas penalidades. João Victor desperdiçou depois e jogou fora a vantagem vascaína. Depois que Paulo Henrique perdeu o pênalti, o time de São Januário seria eliminado nas alternadas caso Oleques marcasse, mas Jardim apareceu para fazer a defesa. A terceira intervenção foi na cobrança de Godói, na qual o goleiro voou e fez o clube avançar de fase na Copa do Brasil.
Se a torcida do Vasco já gritava o nome de Léo Jardim na descida dos times para o intervalo, logo depois do goleiro ter defendido um chute cara a cara de Fransérgio, o estádio veio abaixo com a classificação para as oitavas de final. A torcida ovacionou Jardim e cantou o nome dele até o fim da partida.
— Acredito que ele (Léo Jardim) seja um dos goleiros que se coloca como postulante a vestir a camisa da Seleção. Pela idade, pela qualidade que vem demonstrando no Vasco desde que chegou aqui. Acredito que é um dos possíveis convocados, coloco ele nessa posição, sim — disse Diniz depois da partida.
Léo Jardim está em negociações para renovação de contrato com o Vasco. O staff de Jardim, comandado por Paulo Pitombeira, da Talents Sports, enviou uma contraproposta ao clube no início de maio.
Em abril, o clube havia subido os valores de salário e propôs a extensão do vínculo até 2030, com uma projeto de carreira para o goleiro se tornar ídolo em São Januário. As conversas se arrastam desde o fim da última temporada.