Categorias de base

No Mundialito de Clubes, Sub-11 faz melhor campanha da história

A geração 2005 do Vasco da Gama, a melhor do Rio de Janeiro em 2015, ficou próxima de subir ao lugar mais alto do pódio no último sábado (26/03). Em Aparecida de Goiânia (GO), os Meninos da Colina perderam para o Flamengo por 2 a 1 e encerraram a GO Cup na segunda posição. Foi a melhor campanha da história da categoria na competição, que reuniu em solo goiano grandes equipes nacionais e internacionais.

Comandado por Marco Aurélio, o sub-11 cruzmaltino fez uma campanha espetacular no campeonato. Na primeira fase, o time vascaíno disputou cinco partidas e obteve quatro resultados positivos: ONG + Ação B-GO (16 a 0), Chapadão do Sul-MS (18 a 1), Fla Sudoeste-GO (8 a 0) e Meninos da Vila-DF (6 a 0). O único resultado adverso ocorreu diante do Alianza Lima-PER (0 a 2).

O insucesso, entretanto, não impediu o Vasco de avançar com a melhor campanha de sua chave para as oitavas de final. Nela, o Gigante superou o Iate Clube-DF por 6 a 1. Nas quartas de final, novo duelo contra uma equipe do Distrito Federal e mais uma vitória. Triunfo por 4 a 1 em cima do Moura Sports-DF. Na semifinal, o adversário foi ninguém mais, ninguém menos que o Benfica-POR.

O fato do rival ser um dos maiores vencedores da história do futebol europeu não intimidou o Almirante. Com uma grande atuação coletiva, o clube de São Januário mostrou a força de sua geração 2005 e derrotou a equipe portuguesa por 4 a 2. Na decisão, o Flamengo, um velho conhecido. Foi em cima do rubro-negro que o Vasco conquistou o Festbolin sub-10, o campeonato carioca da categoria, no ano passado.

Quis o destino que, dessa vez, o final não fosse feliz para a talentosa safra cruzmaltina. Não faltou emoção na grande final. Querendo dar fim a uma sequência de derrotas para o Vasco, o Flamengo se lançou ao ataque em busca de gols e foi recompensado. O clube da Gávea aproveitou as chances criadas e venceu o clássico pelo placar de 2 a 1. A derrota, porém, não tira do Vasco a certeza de que possui uma geração talentosa em suas mãos.

Elenco campeão: João Lecce (G), Paulo Ricardo (LD), Fagner Souza (ZC), Renan Ribeiro (ZC), Leonardo Sousa (MCD), Leandro Viana (LE), Breno Oliveira (MCD), Guilherme Estrella (MCD), Gabriel Souza (ATC), Gustavo Maia (MCE), Victor Diotti (ATC), Enrico Amaral (G) e Lucas Ribeiro (MCE).


 

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (30,77%)
Empates 4 (30,77%)
Derrotas 5 (38,46%)
Total 13
Gols
Marcados 15 (55,56%)
Sofrido 12 (44,44%)
Total 27
Saldo 3
Cartões
Amarelos 19 (90,48%)
Vermelhos 2 (9,52%)
Total 21