Clube

No 'O Gigante na Arte', Vasco conta a história do artista Zé Keti

Há grandes vascaínas e vascaínos que são expoentes em variadas formas de expressão artística: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos, arte digital etc.

No especial "O Gigante na Arte", falaremos sobre esses artistas, que eternamente serão parte da imensa torcida vascaína.

O samba tem neste 16 de setembro uma data importante para ser sempre lembrada: em 1921, nascia no Rio de Janeiro, José Flores de Jesus, cantor e compositor que ficou conhecido como Zé Keti. Além do samba, uma grande paixão de Zé Keti era o clube do coração, o Vasco da Gama.

Ele é considerado por Eduardo Gudin, um dos mais respeitados instrumentistas e arranjadores musicais do país, como um dos cinco principais nomes da história do samba carioca, ao lado de Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho e Cartola.

Autêntico representante do chamado samba de raiz, assombrava com sua capacidade harmônica, embora nunca tenha estudado música ou tocado um instrumento - tudo que tocava era uma caixa de fósforo.

Entre os clássicos que deixou para a história, estão “A Voz Do Morro”, “Máscara Negra”, “Acender as Velas” e “Diz que Fui Por Aí”. Em suas músicas Zé Keti cantou sobre amores, boemia, carnaval, malandragem e o cotidiano nas favelas cariocas. Foi ele, que era ligado à escola de samba Portela, quem incentivou Paulinho da Viola a compor e sugeriu o nome artístico do grande compositor carioca, também portelense.

Seu primeiro grande sucesso veio aos 30 anos, com o samba "Amor passageiro", parceria com Jorge Abdala, gravado por Linda Batista. Em meados da década de 1960, recebeu o troféu Euterpe como o melhor compositor carioca e, juntamente com Nelson Cavaquinho, o troféu O Guarany, como melhor compositor brasileiro.

Zé Keti morreu de falência múltipla dos órgãos aos 78 anos, em 1999.

#VascoDaGama #GiganteNaArte

Créditos:
Imagem 1 - Acervo: Arquivo Nacional.

Fonte: Instagram crvasco_br
  • Quinta-feira, 21/09/2023 às 19h00
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 25/09/2023 às 20h00
    Vasco Vasco
    América América
    Campeonato Brasileiro - Série A Independência
  • Domingo, 01/10/2023 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Sábado, 07/10/2023 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 18/10/2023 às 19h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/10/2023 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 25/10/2023 às 19h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário