Futebol

Novela entre Vasco e 777 ganha mais um capítulo; Canal traz informações

🚨

🚨EXCLUSIVO: PAGAMENTO SUSPEITO DO VASCO COM A 777 FOI FEITO A EMPRESA DE IRMÃO DE EX-PRIMEIRO MINISTRO DA INGLATERRA

A novela do Vasco da Gama com o desastre 777 sempre surpreende e traz incríveis personagens à trama. A novidade agora é um pagamento suspeito e injustificado feito a uma empresa em Blumenau, Santa Catarina, cujo sócio é irmão do ex-Primeiro Ministro do Reino Unido. Isso mesmo, o Vasco da 777 fez um pagamento misterioso a um CNPJ do irmão de Boris Johnson! Acompanha que te contamos direitinho mais esta loucura.

A EMPRESA RELÂMPAGO DE BLUMENAU

O registro do pagamento foi encontrado durante a investigação interna que apura irregularidades na venda da SAF do Vasco à 777 Partners, como noticiou o GE. Em setembro de 2022, mês em que foi sacramentado o negócio bilionário, cerca de 776 mil reais foram depositados na conta da empresa MJ Capital LTDA. em um contrato de nome "Instrumento Particular de Acordo Preventivo de Litígio", sem no entanto que houvesse registros de que a mesma tenha participado de qualquer etapa do processo de constituição ou venda da SAF cruzmaltina.

A empresa foi criada na cidade de Blumenau no dia 24 de agosto de 2022, pouco mais de uma semana antes da assinatura do contrato de venda da SAF do Vasco à 777, em 2 de setembro, e tão somente 34 dias antes do depósito misterioso que recebeu do clube. A MJ Capital LTDA. teve vida relâmpago - seu distrato foi assinado quatro meses depois, em janeiro de 2023, e a empresa foi definitivamente desfeita em abril, apenas sete meses após sua abertura. Ou seja, quando recebeu o depósito, a empresa era recém criada, não podendo portanto - segundo a investigação da diretoria do Vasco - ter atuado no processo de venda da SAF, que vinha sendo feito desde 2021.

MAS AFINAL, QUEM RECEBEU ESTE DEPÓSITO SUSPEITO?

É aí que entram os artistas do espetáculo no palco do riquíssimo folclore vascaíno. A MJ Capital LTDA tinha dois associados: uma delas era Gabriela Chagas Maia, uma modelo brasileira de Manaus. O outro era seu marido, um inglês de nome Maximilian Edward Johnson, um executivo inglês que vem a ser o irmão de ninguém menos que Boris Johnson, o poderosíssimo ex-primeiro ministro do Reino Unido.

Max Johnson, como é conhecido, é um empresário que já foi investidor no Banco Goldman Sachs e foi Vice-Presidente do Conselho da Câmara de Comércio Britânica na China. Atualmente, entre outros negócios, comanda a MJ Capital internacional. Porque sim, já existia uma MJ Capital que é uma multinacional de investimentos e consultoria para negócios transnacionais, especialmente na Ásia e especificamente na China. A empresa tem o mesmo nome que a empresa criada para receber o dinheiro do Vasco.

O Expresso 1923 tentou contato com Max Johnson e com Gabriela Maia para entender as justificativas para o recebimento do depósito, mas até a publicação dessa nota não teve retorno. Fizemos contato também com o procurador dos dois em Blumenau, Ralf Sebold, que confirmou que fez o distrato da empresa de Max e Gabriela, mas que sobre a MJ Capital LTDA. “só prestará informações aos ex-donos ou por procuração”.

INVESTIGAÇÃO PODE EXPULSAR JORGE SALGADO DO CLUBE

A investigação interna no Vasco segue. No último dia 6 a comissão que apura as condições em que se deram a venda para a 777 Partners emitiu relatório indiciando 21 pessoas que podem sofrer penalidades por danos causados ao clube, sendo aplicadas advertências e até a exclusão do quadro social. Sobre o pagamento à empresa do irmão de Boris Johnson, o relatório afirma: 

"...ao pagar R$ 775.833,34 para uma empresa que efetivamente não prestou serviço algum, visto que impossível qualquer prestação de serviço pela data que foi criada e o dia que o ‘Instrumento Particular de Acordo Preventivo de Litígio’ foi assinado, todos aqueles que chancelam tal operação ou contra ela não se insurgiram, onde se incluem minimamente Jorge Salgado, Zeca Bulhões e Adriano Mendes, praticaram ato atentatório contra o CRVG, em tese, passível de reprimendas criminais e cíveis".

Dos 21 indiciados pela comissão, estão incluídos membros da alta cúpula da gestão que administrou o clube no triênio 2021-2023. Dentre eles, alguns foram apontados como o “núcleo decisório” do negócio: o ex-presidente Jorge Salgado, o ex-vice presidente de finanças Adriano Mendes, o ex-vice-presidente jurídico Zeca Bulhões, além de Carlos Roberto Osório, Roberto Duque Estrada e Carlos Fonseca. O ex-CEO Luis Mello também foi apontado como membro do núcleo decisório, porém não pôde ser indiciado porque não é sócio do clube. Luis Mello é sócio proprietário do CR Flamengo.

Seguimos apurando. Saiba mais no Expresso Diário, que vai ao ar logo mais, 21h no canal Expresso 1923: https://youtube.com/watch?v=e2fK38D382M

Foto: reprodução/x expresso 1923


 

Fonte: X Expresso 1923
  • Segunda-feira, 20/10/2025 às 19h30
    Vasco Vasco 2
    Fluminense Fluminense 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 26/10/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 05/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 20 (34,48%)
Empates 19 (32,76%)
Derrotas 19 (32,76%)
Total 58
Gols
Marcados 82 (53,59%)
Sofrido 71 (46,41%)
Total 153
Saldo 11
Cartões
Amarelos 124 (94,66%)
Vermelhos 7 (5,34%)
Total 131