Clube

Novo edital do Maracanã abre margem a novas disputas judiciais

O recém-lançado edital de concessão do Maracanã pelo prazo de 20 anos não apenas amplia mordomias de políticos, como confere ao governo do Rio de Janeiro poderes de ingerência que podem refletir em novas disputas judiciais. Seus termos podem abrir margem para que clubes que não integram a administração do estádio continuem pleiteando mandar seus jogos no local, como é o caso do Vasco.

O documento diz que o licitante vencedor, junto com o Estado, vai compor um Comitê Deliberativo de Gestão Estratégica (Codege). Poderá influir, portanto, na "análise de estudo de previsão e montagem de calendário anual de atividades do complexo", bem como na "atuação preliminar em caso de conflitos internos que envolvam ações e atos de gestão que gerem conflitos com os interesses do poder concedente".

Quem ganhar a concessão terá direito a um assento no comitê, enquanto o governo indicará dois representantes — ou seja, a maioria do colegiado. O Estado já arbitrou em favor do Vasco nas recentes ações para aluguel do Maracanã.

Além disso, o Estado declara que terá poder de veto, durante todo o período da concessão, sobre os nomes dos executivos indicados pela concessionária para gerir o complexo do Maracanã.

Fonte: Agência O Globo
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Olimpia Olimpia 3
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (40,63%)
Empates 9 (28,13%)
Derrotas 10 (31,25%)
Total 32
Gols
Marcados 46 (54,76%)
Sofrido 38 (45,24%)
Total 84
Saldo 8
Cartões
Amarelos 66 (89,19%)
Vermelhos 8 (10,81%)
Total 74