A estreia do novo Estatuto do Torcedor fez vítimas no clássico entre Palmeiras e Corinthians, no Pacaembu. Três torcedores - todos palmeirenses - que acompanhavam a partida na capital paulista foram punidos pela nova lei. Agora, o grande desafio é manter a rigidez.
Questionado pela reportagem da GE.Net se o Estatuto do Torcedor corre o risco de ser esquecido, como ocorre muitas vezes com a Lei Seca, o promotor Paulo Castilho foi claro: \"Esta lei é muito boa, as punições são rígidas, o mecanismo é legal que estamos dispondo para combater, é muito eficiente, não será esquecido. Essa lei começou assim, mas vai chegar a 300 quilômetros por hora. Só está no começo, vai melhorar\", afirmou nesta segunda-feira, em entrevista por telefone.
O trio punido no clássico paulista está afastado dos estádios até o mês de novembro. Segundo julgamento realizado no Jecrim (Juizado Especial Criminal), ele serão obrigados a se apresentar nos dias de jogos de suas equipes em uma delegacia duas horas antes de a bola rolar e só estarão liberados duas horas depois do apito derradeiro. A punição já é válida para o final de semana.
\"Queremos melhorar tudo isso. A intenção é criar uma delegacia especializada no assunto. Precisamos de um trabalho de inteligência. Tudo vai depender, é claro, do Estado, mas vejo as pessoas empenhadas com o projeto\", emendou Paulo Castilho
O novo Estatuto do Torcedor também procurou coibir a ação dos cambistas. Tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro (no jogo entre Flamengo e Vasco), foram presas pessoas comercializando ingressos. Eles terão de cumprir trabalhos comunitários por 84 horas.
Em outras regiões do Brasil, a Polícia Militar também trabalhou. No encontro entre Internacional e Grêmio, no estádio Beira-Rio, houve um esquema reforçado com 310 policiais. Dois torcedores acabaram detidos por soltarem um rojão.
Por outro lado, algumas irregularidades ainda fazem parte do cotidiano dos jogos. No clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, na cidade de Sete Lagoas, pessoas consumindo bebidas foram flagradas nas imediações do local da partida.