Futebol

Números mostram que time do Vasco tem estilo de jogo "preferido"

O Vasco goleou o CRB em noite de reencontro consigo mesmo nesta Série B. Emílio Faro assumiu o time interinamente mais uma vez e chegou à terceira vitória em três partidas. Promoveu uma metamorfose em relação ao que o time vinha tentando fazer sob o comando de Maurício Souza.

Ainda que não exista uma maneira certa de se jogar - e vencer -, há sim estilos que se encaixam mais, dependendo do contexto. Depende demais dos jogadores à disposição, do estilo de jogo dos adversários. O Vasco de Faro vai atrás das vitórias por caminhos bem diferentes que o do seu antecessor.

O time que retornou à vice-liderança da Série B joga bem com menos posse de bola. A transição rápida acaba ocasionando mais finalizações do que quando a equipe tenta trabalhar mais as jogadas. A diferença entre os fundamentos nas últimas quatro rodadas é gritante.

Andrey foi fundamental para a retomada de um estilo de jogo do Vasco que fez sucesso na Série B e que vinha sendo preterido por Maurício Souza. O treinador investiu em uma estratégia de maior posse de bola, com linhas mais altas, que não deu resultado. O time tanto não soube jogar com menos espaços quanto ficou mais exposto atrás.

Contra o CRB, o volante marcou dois gols. Apareceu na grande área, em cobrança de escanteio, para fazer de cabeça. Isso foi logo aos 3 minutos. No segundo tempo, aproveitou momento de hesitação da defesa alagoana para roubar a bola na área e bater cruzado, sem chances para o ex- vascaíno Diogo Silva.

Mesmo se não tivesse tido a noite artilheira, todo o resto foi diferente, especial. Andrey Santos controlou a velocidade do jogo do Vasco. Soube acelerar as jogadas quando precisou, segurou o lance se necessário. O acerto nas decisões, tão novo, é o que melhor reforça a ideia de que é um jogador acima da média, daqueles que não aparecem sempre.

Nesta quinta-feira, com o interino Emilio Faro na área técnica, o cruz-maltino voltou a apostar na transição rápida. E Andrey, com os bons passes, sempre verticais, foi fundamental para isso.

Fonte: O Globo
  • Segunda-feira, 02/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Madureira Madureira 0
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 05/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Rayan 2
Puma 2
Philippe Coutinho 2
Jogos
Vitórias 2 (33,33%)
Empates 2 (33,33%)
Derrotas 2 (33,33%)
Total 6
Gols
Marcados 8 (61,54%)
Sofrido 5 (38,46%)
Total 13
Saldo 3
Cartões
Amarelos 5 (71,43%)
Vermelhos 2 (28,57%)
Total 7