Futebol

Números mostram que time do Vasco tem estilo de jogo "preferido"

O Vasco goleou o CRB em noite de reencontro consigo mesmo nesta Série B. Emílio Faro assumiu o time interinamente mais uma vez e chegou à terceira vitória em três partidas. Promoveu uma metamorfose em relação ao que o time vinha tentando fazer sob o comando de Maurício Souza.

Ainda que não exista uma maneira certa de se jogar - e vencer -, há sim estilos que se encaixam mais, dependendo do contexto. Depende demais dos jogadores à disposição, do estilo de jogo dos adversários. O Vasco de Faro vai atrás das vitórias por caminhos bem diferentes que o do seu antecessor.

O time que retornou à vice-liderança da Série B joga bem com menos posse de bola. A transição rápida acaba ocasionando mais finalizações do que quando a equipe tenta trabalhar mais as jogadas. A diferença entre os fundamentos nas últimas quatro rodadas é gritante.

Andrey foi fundamental para a retomada de um estilo de jogo do Vasco que fez sucesso na Série B e que vinha sendo preterido por Maurício Souza. O treinador investiu em uma estratégia de maior posse de bola, com linhas mais altas, que não deu resultado. O time tanto não soube jogar com menos espaços quanto ficou mais exposto atrás.

Contra o CRB, o volante marcou dois gols. Apareceu na grande área, em cobrança de escanteio, para fazer de cabeça. Isso foi logo aos 3 minutos. No segundo tempo, aproveitou momento de hesitação da defesa alagoana para roubar a bola na área e bater cruzado, sem chances para o ex- vascaíno Diogo Silva.

Mesmo se não tivesse tido a noite artilheira, todo o resto foi diferente, especial. Andrey Santos controlou a velocidade do jogo do Vasco. Soube acelerar as jogadas quando precisou, segurou o lance se necessário. O acerto nas decisões, tão novo, é o que melhor reforça a ideia de que é um jogador acima da média, daqueles que não aparecem sempre.

Nesta quinta-feira, com o interino Emilio Faro na área técnica, o cruz-maltino voltou a apostar na transição rápida. E Andrey, com os bons passes, sempre verticais, foi fundamental para isso.

Fonte: O Globo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri