Futebol

Nuno Moreira revela uma das coisas que mais gosta de fazer fora do Vasco

O campo como um tabuleiro de xadrez. É dessa forma que Nuno Moreira traduz o futebol. O jogo milenar se transformou em uma das grandes paixões do atacante e o seu principal hobby nos tempos livres desde os primeiros anos como jogador profissional. Das peças, o atacante do Vasco afirma que aprendeu lições que ajudam, inclusive, no dia a dia do futebol e associa as posições no gramado ao tabuleiro.

- Me vejo como o bispo (no tabuleiro). O bispo joga na diagonal, e eu, como ponta-esquerda, fazendo a diagonal para dentro, posso andar pelo campo todo. Acho que o Coutinho tinha que ser a dama porque pode andar no meio, pelos lados e também pela importância que ele tem na nossa equipe. Assim como a dama, ele é a peça mais valiosa - brincou Nuno.

Nuno conversou com a reportagem do ge e contou detalhes sobre sua outra paixão para além do futebol. O encontro no CT deixou a impressão de que, se fosse possível, o português poderia falar por horas sobre o xadrez, que faz seus olhos brilharem de empolgação ao explicar os detalhes do jogo. Confira o vídeo completo da reportagem do Globo Esporte no topo da matéria.

A vontade de aprender o esporte, no entanto, aconteceu já aos 19 anos, quando atuava no Sporting, de Portugal, como detalhou:

- Eu vivia com dois amigos e vimos a série "Gambito da Rainha". Conta a história de uma criança que não sabia jogar e, rapidamente, se tornou muito boa até ser campeã do mundo. Adoramos a série e começamos a jogar uns contra os outros on-line. Depois que saí do Sporting, nunca parei de jogar. Comecei a viver sozinho, todos os almoços e jantares eram vendo vídeos de xadrez. Ficou até hoje.

"Vou jogando quando posso, mas se eu ficar muito tempo, minha namorada também já não gosta muito. Ela me diz que estou sempre a jogar, mas não é verdade (risos)".

O jogador se debruçou sobre o hobby e aprendeu sozinho com vídeos on-line para descobrir novas jogadas e armadilhas para vencer os adversários no tabuleiro virtual. Como um competitivo nato, o camisa 17 do Vasco define que não gosta de perder e só emenda muitas partidas on-line no xadrez com sequência de vitórias. Quando perde "uma ou duas", já desliga e sai do celular.

Com os companheiros de Vasco, isso não é uma dor de cabeça. Seu parceiro no lado esquerdo do campo, Lucas Piton, virou seu principal "pato" no tabuleiro. Ele e outros jogadores já se encontraram algumas vezes on-line para jogar, mas Nuno não encontrou alguém à altura para desafiá-lo no xadrez.

- O Piton me viu jogar e disse que já tinha jogado, que tinha tido aulas. Eu fiquei apreensivo e pensei: "deve ser melhor que eu". Mas depois vi jogar e vi logo que não tinha nível para mim (risos). Às vezes, o Zuccarello e o Estrella também jogam. O Zuccarello é o mais perto do meu nível.

"Fora do Vasco, nunca joguei contra ninguém. Aqui foi muito fácil (risos). Se alguém souber jogar, dá para fazer um joguinho"

Sem o ritmo acelerado dos jogos na Data Fifa, Nuno teve ainda mais tempo para o seu sagrado xadrez entre os dias de atividades no CT Moacyr Barbosa e afirmou que nesta quinta-feira, data do clássico pela Copa do Brasil contra o Botafogo, encontrará um tempinho para jogar e aliviar a pressão do confronto decisivo.

- Com certeza, (vou jogar). Até me ajuda a esquecer um pouco do jogo e a pressão que nós normalmente podemos sentir ao pensar no jogo. Leva meu pensamento para outra área, embora esteja ainda concentrado. (Ajuda com) a calma em situações difíceis para conseguir resolver o problema e saber que há sempre solução para os problemas que temos na vida e no próprio futebol.

A partida de volta das quartas de final acontece nesta quinta-feira, às 21h30, no Nilton Santos. Na ida, as equipes empataram em 1 a 1.

- Vai ser um jogo difícil, como já foi em São Januário. O Botafogo tem uma grande equipe, mas nós queremos muito passar. Queremos muito dar alegria aos nossos adeptos. É uma competição muito importante e é o título que podemos ganhar.

- Acredito que esse tempo foi bom para treinarmos porque é algo que, aqui, não dá tempo para fazermos, para treinar e, em certas situações, sabermos o que temos que fazer. Então, a Data Fifa nos dá mais lucidez para saber o que temos que fazer em campo - completou Nuno.

Além de eleger Coutinho como a peça mais importante do xadrez vascaíno, Nuno Moreira revelou que o camisa 10 é um de seus ídolos de infância. O português disse que nem o próprio companheiro de time sabe disso, mas ele se inspira desde pequeno nos chutes "à lá Coutinho", com a chapada de fora da área tradicional do jogador revelado em São Januário.

+ Nuno Moreira revela idolatria por Coutinho desde a infância: "Nunca falei para ele"

Em casa no Rio

Adaptado ao Rio de Janeiro e ao Vasco, Nuno Moreira fala com muito carinho do Brasil e demonstra isso no dia a dia nas redes sociais. Com a namorada Inês, ele registra a vida além de jogos e treinos, e os momentos de turista na cidade.

- Eu já tinha muita curiosidade de conhecer o Brasil. Antes de saber que eu vinha para o Vasco, já queria vir de férias com a minha namorada. Quando viemos, embora a trabalho, quisemos conhecer quando tivesse alguma folga. Por isso, vamos muito ao Cristo (Redentor), Bondinho, fomos ao jogo do Brasil no Maracanã também para saber como era o ambiente de um jogo da Seleção.

Ainda desconhecido, Nuno chegou ao Vasco em março deste ano, comprado do Casa Pia, de Portugal. Logo de cara, virou titular indiscutível e caiu nas graças da torcida vascaína. O atacante de 26 anos já soma seis gols e seis assistências em 36 partidas pelo time de São Januário, mas imagina que pode entregar ainda mais no próximo ano, quando tiver uma pré-temporada adequada e o merecido período de descanso.

- A principal diferença que existe para o Campeonato Português é exatamente as viagens. As equipes estão muito mais distantes do que em Portugal. E a quantidade de jogos. Aqui, jogamos domingo e quarta. E lá só jogava no fim de semana, basicamente. Mas acho que estou me adaptando bem. Sei que, aqui, tenho que descansar melhor, dormir melhor, beber mais água. E é isso que procuro fazer.

- Acredito que, com uma pré-temporada e com os dias de folga que ainda não tive, eu esteja melhor também. E saber melhor, por exemplo, se formos jogar no Nordeste, qual é o tipo de ambiente, se vamos jogar ao Sul, como é. É sempre uma novidade. Levo o aviso dos meus colegas: "olha, no Sul vai estar frio; no Nordeste, é mais abafado". Mas é diferente eles contarem do que eu sentir. Na próxima temporada, acredito que eu já sabendo isso tudo, vai ser melhor também para mim - afirmou o português de 26 anos.

 

Fonte: ge
  • Domingo, 31/08/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 3
    Sport Sport 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Ilha do Retiro
  • Quinta-feira, 11/09/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Copa do Brasil Nilton Santos
  • Domingo, 14/09/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Ceará Ceará
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (30,61%)
Empates 16 (32,65%)
Derrotas 18 (36,73%)
Total 49
Gols
Marcados 65 (52,00%)
Sofrido 60 (48,00%)
Total 125
Saldo 5
Cartões
Amarelos 110 (95,65%)
Vermelhos 5 (4,35%)
Total 115