Domiiiiiiingo, eu vou ao Maracanã
Com certeza, muitos cantarão essa musica ao sair de casa amanhã para assistir Fluminense x Vasco na reestreia do Maracanã em competições nacionais. Tá bom, não é mais o Maracanã, é um novo estádio. Mas me desculpem! Se está na Rua Professor Eurico Rabelo, é Maracanã sim.
Passamos a semana respirando a discussão sobre qual é o lado de quem em nome das tradições. Muitos defenderam os velhos hábitos e, outros, que vivemos uma nova era no estádio. Bem, apesar de eu ser tradicional e saudosista com vários assuntos, sou favorável à modernidade e, principalmente, que se cumpra o que está no papel.
Fluminense assinou há poucas semanas um contrato de 35 anos para utilizar o estádio, assim como o Flamengo (até o final de 2013). O Fluminense, como proprietário do estádio, escolheu um lado fixo para explorar o comércio da sua marca. Colocou isso em contrato e pronto. Não tem mais o que se discutir. Não tem choradeira.
Não estou aqui para defender ninguém. Mas vamos ser honestos; existe um contrato e o clube das Laranjeiras faz o que quiser com ele. Nessas horas os saudosistas soltam: Mas estão enterrando uma tradição de 60 anos
.
Mas em algum momento o Vasco se pronunciou com relação ao Maracanã? A resposta todo mundo sabe que é não. Até porque, o Vasco é proprietário de um belo estádio e eu sempre fui favorável que mandasse lá todos os seus jogos como mandante, inclusive os clássicos.
Nunca imaginei que um dia eu fosse concordar com alguma colocação do ex-mandatário vascaíno, mas ele tinha razão quando falava que em um campeonato onde um clube joga 19 rodadas como mandante, Flamengo, Fluminense e Botafogo jogam 22 e o Vasco, apenas 16 pelo simples fato que não o autorizam usar São Januário nos clássicos.
Mas retornando ao assunto anterior, existe um contrato, o Fluminense é o grande beneficiado, e o Vasco e sua torcida me desculpem, mas precisam seguir o que está escrito. Quando o presidente tricolor assinou, foi tudo explicado e mostrado como seria. Ninguém lembrou que em poucas semanas teria um clássico e aquele seria o lugar do Vasco.
Discussões tolas entre torcedores, principalmente os de organizada, chegaram a beirar o ridículo. Uma organizada do Fluminense soltou um nota patética sobre o assunto, respondida por outra do Vasco. Assim como, as declarações incrivelmente vergonhosas de Roberto Dinamite solicitando seus torcedores a boicotarem a partida.
Que Fluminense e Vasco façam um grande jogo como das tradições do eterno Maracanã. Que o Fluminense finalmente engrene com grandes atuações e que o Vasco volte a ser grandioso. Principalmente agora com a chegada de importantes reforços como Juninho Pernambucano, Fagner e Guiñazu e ainda poderá chegar o zagueiro Danilo que está na Itália.