Futebol

O auge da carreira de Loide pode indicar o rumo a ser trilhado por Diniz

Dentre as diversas missões que Fernando Diniz assumiu quando escolheu ser treinador do Vasco, uma delas é colocar Loide Augusto para jogar. O atacante que custou mais de R$ 8 milhões ainda está devendo boas atuações com a camisa cruz-maltina e, com apenas três meses de clube, foi alvo de protestos da torcida em algumas ocasiões. Ele tem 14 jogos e nenhum gol marcado até o momento.

O melhor momento da curta carreira de Loide, que tem 25 anos, pode apontar o caminho a ser seguido por Diniz. Em Portugal, o angolano teve uma sequência de destaque na temporada 2022/23, quando o Mafra arrancou da zona de rebaixamento e terminou a segunda divisão em sexto lugar, até hoje a melhor campanha da história do clube na competição. O carinho e a confiança de um treinador foram fundamentais para isso.

Sob o comando de Rui Borges, Loide marcou seis gols e contribuiu com três assistências na campanha, seus melhores números na carreira. Foi graças ao nível de desempenho que ele despertou o interesse de outros times da Europa e no final da temporada foi vendido ao Alanyaspor (Turquia), de onde saiu para jogar no Vasco no início deste ano.

Internamente, embora busque opções para o ataque na janela de transferências, o Vasco acredita que Fernando Diniz seja capaz de colocar a cabeça de Loide no lugar e fazer com que o atacante suba de produção daqui para frente.

Na classificação sobre o Operário na Copa do Brasil, partida marcada por gestos de Loide em direção à área técnica, Diniz deu um abraço no atacante no vestiário depois do jogo e jogou panos quentes sobre qualquer princípio de polêmica. Ele foi a campo em quatro partidas sob o comando do treinador, sempre entrando no segundo tempo.

"Transformou num jogador chave"

Revelado na base do Sporting, Loide Augusto foi contratado pelo Mafra entre julho e agosto de 2022, depois de uma passagem sem brilho pelo Farense, na segunda divisão. Sua contratação foi uma indicação de Ricardo Sousa, então técnico da equipe. O angolano a princípio atuava como lateral-direito.

Ricardo foi o primeiro treinador a escalar Loide numa fase mais ofensiva da equipe, como ponta pela direita. Dessa posição ele nunca mais saiu - em algumas ocasiões, chegou a atuar como um 9. Mas a campanha irregular levou o clube para a zona de rebaixamento e provocou a queda do treinador. Rui Borges foi contratado para o seu lugar.

Hoje aos 43 anos e técnico do Sporting, Rui é apontado como um treinador que fala a língua dos jogadores e que sabe injetar confiança - com esses atributos, ele assumiu a ex-equipe de Cristiano Ronaldo em dezembro do ano passado e conduziu o time aos títulos do Campeonato Português e da Taça de Portugal. A conexão com Loide no Mafra foi instantânea.

- O Loide sempre foi muito talentoso. Todo mundo sempre soube do talento dele, sempre soube que ele poderia estourar a qualquer momento - disse ao ge o brasileiro Juan Andrade, head scout do Mafra.

- O Ricardo mudou a carreira dele porque começou a usá-lo como ponta direita, acreditou nele numa zona mais ofensiva e deu essa oportunidade. E, com a chegada do Rui Borges, ele conseguiu dar um salto de desempenho e começou a ser decisivo. Ele foi acarinhado e abraçado pelo Rui, que é um cara que sabe lidar com os jogadores. Ele identificou que o Loide poderia ser decisivo, pegou ele inconstante e transformou em um jogador chave para sair da zona de rebaixamento e conseguir fazer a melhor pontuação da história do clube - completou.

Loide teve atuações importantes na arrancada do Mafra, como nas vitórias fora de casa sobre Tondela e Covilhã (alguns gols estão no vídeo que abre a matéria). No clássico contra o Torreense, o angolano marcou na vitória por 1 a 0, tirou a camisa e mostrou a frase "God is Great", gesto que rendeu multa para o Mafra.

O Mafra terminou o campeonato em sexto lugar, com 47 pontos. Ficou atrás apenas de Moreirense, Farense (ambos conseguiram o acesso), Estrela Amadora, Académico de Viseu e Porto B. Loide atuou em 23 jogos, 18 deles como titular.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150