O Vasco terá que realizar um feito inédito para seguir vivo na Copa Sul-Americana após a goleada sofrida por 4 a 0 para o Independiente del Valle nesta terça-feira, em Quito. Nenhum time na história da competição conseguiu reverter uma desvantagem de quatro gols ou mais sofrida no jogo de ida no mata-mata para se classificar na partida de volta.
Quem passou mais próximo de atingir essa marca histórica foi o Melgar, na edição de 2015. O time peruano foi derrotado por 5 a 0 pelo Junior Barranquilla na primeira fase, mas se reergueu e ficou a um gol de conseguir levar o confronto às penalidades na primeira fase do torneio daquele ano. A vitória por 4 a 0 no jogo de volta, porém, não foi o suficiente.
Essa é a oitava participação do Vasco na Copa Sul-Americana. Ao longo das edições, o clube de São Januário colecionou algumas viradas marcantes para avançar de fase, mas todas por no máximo dois gols de desvantagem em relação ao adversário no jogo de ida.
Em 2007, por exemplo, o time perdeu por 2 a 0 para o Lanús nas quartas de final do torneio e conseguiu a classificação em São Januário, com vitória por 3 a 0.
Em 2011, por sua vez, o Vasco avançou de fase em duas oportunidades no mata-mata após perder o jogo de ida por dois gols de diferença. Nas oitavas, a equipe foi derrotada por 3 a 1 para o Aurora, na Bolívia, e depois goleou por 8 a 3, em São Januário. Na fase seguinte, eliminou o Universitario, do Peru, mesmo após revés na ida por 2 a 0. Em casa, o time venceu por 5 a 2.
A goleada sofrida para o Independiente del Valle é o pior resultado do Vasco na temporada 2025, que também conta com outra goleada pela Sul-Americana, ainda na fase de grupos, quando foi derrotado para o Puerto Cabello, da Venezuela, por 4 a 1
Para se classificar no tempo regulamentar, a equipe de Fernando Diniz precisa vencer os equatorianos por cinco gols de diferença em São Januário. Em caso de vitória vascaína por quatro gols de diferença, a decisão seria realizada em cobranças de pênaltis. A partida de volta acontece na próxima terça-feira, às 21h30.