Futebol

O discurso de Pedrinho manifestando a sua indignação com a CBF

O Vasco se posicionou de maneira oficial em repúdio à decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de manter a alteração da data da partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, mesmo após consulta feita através de ofício enviado pela própria entidade.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

Em vídeo, o presidente Pedrinho afirmou que o Atlético-MG, adversário da semifinal, e o Flamengo, que vai pegar o Corinthians em data solicitada, estão sendo beneficiados. A CBF alegou que as datas divulgadas pela Conmebol para a Libertadores e Sul-Americana motivaram a mudança.

Veja o que disse Pedrinho:

"Primeiro, a CBF entra em contato com o Vasco através de um ofício consultando a mudança de data do jogo. Imediatamente a gente nega esse pedido, dando até uma alternativa de mudança para o dia 16, uma antecipação de um dia. E a CBF ignora completamente a negativa do Vasco e atropela isso, sendo que o Vasco jogou numa situação idêntica tendo alguns jogadores retornando na madrugada do dia do jogo contra o Athletico-PR. Então já coloca completamente em dúvida essa tomada de decisão da CBF. O adversário está sendo beneficiado porque o Vasco jogou com jogadores que chegaram cansados das suas viagens, servindo as suas seleções. Isso para mim é muito claro.

O outro ponto é o seguinte: só falta agora o adversário escolher o árbitro para o jogo. Para mim, a CBF perde completamente a credibilidade com essa decisão. O Vasco não quer ser beneficiado, o Vasco quer justiça. E não está sendo justo. Porque a situação é similar à que o Vasco enfrentou. Hoje o Atlético-MG e o Flamengo estão sendo beneficiados por essa decisão da CBF. O Vasco está indignado com a decisão da CBF. Inclusive falei com o senhor Júlio Avelar por telefone que não concordava com a situação de troca de datas e de campeonatos, antecipando o Brasileiro e empurrando a Copa do Brasil para o final de semana. Então fica aqui o repúdio e obviamente a indignação do Club de Regatas Vasco da Gama".

Confira os esclarecimentos da CBF:

Em função das datas definidas pela CONMEBOL para a Libertadores e Sul-Americana, a CBF ficou impossibilitada de organizar as partidas das semifinais de volta da Copa Betano no Brasil na data originalmente programada para o dia 17 de outubro.

A publicação das tabelas da Libertadores e Sul-Americana pela CONMEBOL, que, por razões de segurança pública da cidade de Buenos Aires, marcou o primeiro confronto de semifinal entre o Club Atlético River Plate e o Atlético Mineiro para o dia 22 de outubro, terça-feira.

Após ouvir os clubes envolvidos e com base no Regulamento Geral de Competições (RGC), a CBF decidiu alterar as datas dos jogos de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil para o final de semana dos dias 19 e 20 de outubro.

Os jogos da rodada do Brasileiro Série A que seriam disputados nos dias 19 e 20 de outubro envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil, serão antecipados para os dias 16 e 17 de outubro.

Outras razões para essa alteração foram:

- a elaboração e ajustes do calendário, buscam sempre o aperfeiçoamento e a promoção permanente do futebol brasileiro, e em respeito aos princípios do equilíbrio técnico e mérito esportivo; e

- ⁠ reproduzir a experiência anterior bem-sucedida com a modificação dos jogos das fases finais da Copa do Brasil para o fim de semana, permitindo aos clubes participantes condições igualitárias, após a data FIFA do dia 15 de outubro, para que empreguem força máxima, utilizando e recuperando os atletas convocados para as suas Seleções Nacionais, o que valoriza a disputa esportiva nessa fase aguda e decisiva da Competição.

Fonte: Globo Online
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (40,38%)
Empates 16 (30,77%)
Derrotas 15 (28,85%)
Total 52
Gols
Marcados 70 (52,63%)
Sofrido 63 (47,37%)
Total 133
Saldo 7
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147