Futebol

O pré-jogo raiz de Vasco e Flamengo no Maracanã

Torcidas de Vasco e Flamengo possuem um pré-jogo raiz e específico para cada uma delas nos arredores do Maracanã.

O que aconteceu

A torcida do Vasco tem como um de seus principais redutos a "Praça Maracanã", também conhecida como "Praça da UERJ", por ser localizada ao lado da universidade estadual.

Já a torcida do Flamengo se concentra nos arredores do "Bar dos Chicos", na rua General Canabarro, adjacente ao Maracanã.

Samba aos vascaínos e 'festa de rua' aos rubro-negros

Na praça da Uerj os cruz-maltinos novamente terão ao seu dispor, a partir das 15h de hoje (19), o "Sambarreira", grupo de samba e pagode formado integralmente por vascaínos que tem feito sucesso nos pré-jogos em São Januário e no Maracanã.

"Tudo começou em 2019, em frente à [entrada] social. Os vascaínos se juntaram para fazer um samba, beber e resenhar. Vimos no samba a oportunidade de manifestar o amor pelo Vasco, com músicas de incentivo e muito samba para animar os torcedores", explicou ao UOL o integrante Nelsinho Hubner.

Já no Bar dos Chicos há uma verdadeira "festa de rua" nos jogos do Flamengo, com ambulantes oferecendo uma gama de bebidas e alimentos, principalmente churrasquinhos. A cada passo se ouve um tipo de música, e o bar em si oferece chope gelado e tem como um dos principais atrativos o frango à passarinho.

"Dia de jogo do Flamengo aqui precisamos contratar garçons extras, solicitar mais barris de chopes entre outras questões. É um reduto dos rubro-negros. Inclusive a Fla-Manguaça [organizada] foi fundada aqui e, no início, até guardava os materiais aqui", disse ao UOL o sócio Antônio Catunda Mororo.

Outras opções

Aos vascaínos há também o "Bar dos Esportes", em frente a entrada do setor Sul do Maracanã, e a "Chopp Brothers", kombi personalizada que vende três chopes artesanais pilsen por R$ 15.

Aos flamenguistas há uma opção mais gastronômica sem tirar o ambiente de pré-jogo: a "Fla-Churras", grupo de rubro-negros que oferece churrasco na rua ao preço de R$ 20 já próximo ao Maracanã, entre as ruas Oto de Alencar e General Canabarro.

Vasco e Flamengo se enfrentam hoje (19), às 18h, no Maracanã, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Carioca. Na ida o Rubro-Negro venceu por 3 a 2 e tem a vantagem do empate para avançar à decisão.

Fonte: UOL
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário