A ausência de Estrella nas últimas partidas causou estranheza em parte da torcida, que esperava ver o meia em ação mais vezes desde que ele voltou de lesão após a Copa do Mundo de Clubes. O motivo pelo qual o jogador não vem sendo relacionado foi explicado por Fernando Diniz na coletiva após o empate deste domingo. Mais uma vez, o meia não teve condições de jogo por problemas no joelho.
— Ele tem um problema no joelho. Ele ia ser relacionado e tinha chance de entrar no jogo contra o CSA. Na véspera, o joelho dele inchou e tivemos que cuidar. Esse (jogador), sim, tem que ter muito controle de carga e cuidado. Eu quero muito que o Estrella possa vir e jogar, estou fazendo tudo que posso para dar condições para ele o mais rapidamente possível, mas não é tão simples como a gente acha — disse Diniz.
Estrella vem participando da maioria dos treinamentos com o restante do elenco, mas é poupado de algumas atividades quando acusa dores na região do joelho. O meia aparece na maioria dos vídeos divulgados pelo clube nas redes sociais e chegou a viajar com a delegação para as partidas contra CSA e Mirassol, mas ficou fora da lista final dos relacionados.
O jovem já havia desfalcado o Vasco por mais de um ano. No dia 29 de junho do ano passado, diante do Botafogo, o meia sofreu uma lesão no joelho direito agravada por uma alteração anatômica congênita - ou seja, por uma condição com a qual ele nasceu, conhecida como variante discoide. O problema exigiu uma cirurgia para estabilização do menisco. Pela complexidade da cirurgia, a recuperação sempre foi tratada com cautela.
O meia operou o joelho direito na ocasião e se recuperou para se reapresentar ao Vasco no início do ano. Com expectativa de ser usado por Carille, Estrella foi testado em treinamentos, mas apresentou inchaço e incômodo durante toda a preparação. Ele passou por artroscopia no local no fim de janeiro para corrigir o problema. De volta aos treinos durante a pausa para o Mundial, o jogador ficou à disposição de Diniz em quatro partidas e só entrou em campo nos últimos minutos do jogo de volta contra o Del Valle, em São Januário.
O último jogo em que ele foi relacionado foi contra o Internacional, mas ficou no banco. Desde então, Estrella ficou de fora dos dois jogos contra CSA, pela Copa do Brasil; e dos confrontos contra Mirassol e Atlético-MG, pelo Brasileirão. Diniz disse que não foi opção técnica, e sim uma questão clínica a ser tratada pelo jogador, que ainda sofre com o inchaço no joelho.
— Sei que ele é um jogador com muito potencial, surgiu bem e mostrou potencial nos treinos. É mais uma questão clínica do que uma questão minha. Queria o Estrella todos os dias à disposição para ele disputar vaga no time titular.
Estrella fez três jogos pelo profissional do Vasco no Brasileirão do ano passado. Ele ganhou a vaga de titular no time de Rafael Paiva contra o São Paulo e brilhou ao marcar na goleada por 4 a 1. Depois, seguiu no time principal contra o Bahia, mas se lesionou contra o Botafogo.