Futebol

O retrospecto de Vasco x Fluminense no Engenhão

Além de toda a rivalidade histórica, Vasco e Fluminense nos últimos anos travaram também disputas nas arquibancadas pelo setor Sul do Maracanã. Desta vez, o clássico da 23ª rodada do Brasileirão, neste sábado (16), às 16h, será disputado no Nilton Santos, palco de duelos marcantes.

Ao todo, foram 15 jogos no estádio que pertence no momento ao Botafogo. E a vantagem, mesmo que pequena, é do Fluminense.

O time tricolor conseguiu seis vitórias, contra cinco do rival. Foram também quatro empates. Alguns desses jogos foram épicos e seguem vivos na memória dos dois torcedores.

Pelo lado cruzmaltino, o confronto válido pela 37ª do Brasileirão 2011 foi decidido nos últimos minutos e "travou" o título do Corinthians naquela rodada. Alecsandro e Bernardo, este no finzinho, marcaram e garantiram a vitória por 2 a 1 do Vasco.

O Gigante da Colina foi para a última rodada precisando vencer o Flamengo e torcer para um tropeço do Corinthians, que encarava o Palmeiras. No entanto, dois empates fizeram o time de São Januário amargar o vice.

Outro duelo memorável no estádio teve final feliz para o Fluminense. Na final da Taça Guanabara de 2012, o Fluminense venceu o Vasco por 3 a 1. A partida ficou marcada pelo golaço de Deco.

O "Mago" aprontou para cima de Fernando Prass. De fora da área, todos esperavam um cruzamento, mas o camisa 20 colocou um efeito na bola e fez a redonda morrer no fundo das redes do goleiro vascaíno.

A vitória colocou o Tricolor na final do Estadual, competição vencida pelo próprio Fluminense contra o Botafogo. E no Nilton Santos.

O estádio do Alvinegro rende outros belos momentos ao Flu. Com o Maracanã fechado, os títulos do Brasileirão de 2010 e 2012 aconteceram no Engenhão. Será que essa volta ao Nilton Santos será boa? Ou será a vez do Vasco igualar esse retrospecto? A bola rola às 16h.

Fonte: ESPN
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir