Depois do empate por 1 a 1 em São Januário, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Vasco volta a enfrentar o Botafogo nesta quinta-feira, dessa vez no Estádio Nilton Santos, em busca de uma vaga na semifinal da competição. Essa será a partida de número 71 do clube na história do estádio inaugurado em 2007.
O histórico do Vasco no Niltão, incluindo jogos contra o rival carioca, teve bons momentos ao longo dos últimos anos. O clube usou seu perfil nas redes sociais para recordar vitórias recentes sobre o Botafogo no palco desta quinta-feira. Veja:
Dos 71 jogos realizados no Nilton Santos, o Vasco venceu 26, empatou 17 e perdeu 27, o que representa um aproveitamento de 45%. O levantamento também considera partidas da equipe contra outros adversários no estádio: como na segunda fase da Copa do Brasil deste ano, em que o Vasco passou pelo Nova Iguaçu com vitória por 3 a 0.
O aproveitamento no Nilton Santos em clássicos contra o Botafogo é um pouco menor: 41%. O estádio foi palco de 29 edições do Clássico da Amizade, com 13 vitórias botafoguenses, 10 vascaínas e seis empates.
Veja as vitórias do Vasco sobre o Botafogo no Nilton Santos:
Goleada histórica
No dia 24 de janeiro de 2010, o Nilton Santos foi palco de uma goleada histórica do Vasco sobre o rival: 6 a 0, com direito a show de Dodô (autor de três gols) e os dois primeiros gols como profissional de uma uma então promessa vascaína chamada Philippe Coutinho (relembre no vídeo abaixo). Pelo lado do Alvinegro, a partida marcou a estreia de Loco Abreu. Essa foi a segunda maior goleada vascaína no confronto - a primeira é um 7 a 0 no Carioca de 2001.
Vasco e Botafogo se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília). O time que vencer se classifica para as semifinais da Copa do Brasil. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.