Categorias de base

O último andar dos ‘Meninos da Colina’ na Copinha

Embalados por uma campanha histórica e reconhecidos pela torcida, os “Meninos da Colina” conseguiram chegar na finalíssima da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Agora buscam coroar a geração com o bicampeonato da competição para o clube. Dos 128 participantes iniciais, restaram apenas Vasco e São Paulo para decidirem a vida no Pacaembu, nesta sexta-feira (25), 15h30.

Há 27 anos, a final da Copa São Paulo era disputada pelos mesmos times, mas com diferentes personagens e quantidade de participantes da competição: Valdir Bigode, Pimentel e Leandro Ávila em 1992 e Tiago Reis, Bruno Gomes e Lucas Santos em 2019. No São Paulo, Alexandre, Pavão e Mona estavam naquela final. Em 2018, Rodrigo Nestor, Antony e Gabriel Novaes.

A campanha dos “Meninos da Colina” tem tido um reconhecimento enorme nas redes sociais. Jogadores estão sendo visados por fazerem parte de uma geração talentosa e bem treinada pelo comandante Marcos Valadares. Posse de bola, controle da partida, tranquilidade, habilidade, entrosamento e união do grupo. São algumas qualidades do elenco que está encantando vascaínos e não-vascaínos.

Para comentar sobre as brincadeiras fora de campo e a união do grupo, o volante Caio Lopes, acidentado em tragédia de ônibus do Vasco em 2017, deu uma entrevista ao site oficial do Vasco:

“Com certeza tem feito a diferença nossa relação. Fora de campo, principalmente, o ambiente é muito bom. O grupo todo brinca, mas todos se respeitam. Na hora de cobrar, todos entendem a cobrança, sabem que é em prol do grupo. Isso reflete dentro de campo. Foi o que nos trouxe até a final e esperamos mais uma vez que a força do elenco faça valer e que a gente possa sair com o título amanhã”.

Falar de um desfecho da Copa São Paulo 2019 sem falar da serenidade do meia Lucas Santos, craque e destaque midiático da equipe, seria impossível. Por um trabalho da assessoria de imprensa do Vasco, Lucas deu entrevistas impressionantes a cada final de partida. E elas se tornavam ainda mais importantes conforme a equipe iria avançando. Lucas Santos, o ex-Robinho, conseguiu ser protagonista até no erro: perdeu um pênalti, no tempo normal, contra o Corinthians, na semifinal, e a decisão acabou indo para as penalidades máximas.

DE VALDIR BIGODE PARA TIAGO REIS

O artilheiro, campeão e destaque em 1992 hoje vê seus passos serem seguidos. Tiago Reis e Valdir Bigode possuem semelhanças e principalmente uma característica em comum: gol. Ambos entendem e sabem o caminho para balançar as redes. No ano de seu título, Valdir marcou oitos gols com a camisa do Vasco, disputando apenas oitos jogos. O atual artilheiro do clube também tem oito gols e ainda terá um jogo para tentar ultrapassar a marca de Valdir Bigode.

O ex-atacante do Vasco relatou algumas diferenças sobre ele e Tiago Reis, em entrevista ao Lance!:

“Estilo um pouco diferente. Eu era um jogador de mais velocidade, gostava de sair da área, criar jogadas. Ele é mais de finalização, jogador do último toque, mais fixo. Ele costuma fazer os gols de primeira, sem carregar a bola”.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

SÃO PAULO: Thiago Couto, Caio, Tuta, Morato e Welington; Diego, Rodrigo Nestor e Paulinho; Antony, Fabinho e Gabriel Novaes. Técnico: Orlando Ribeiro.
Desfalques: Gabriel Sara (machucado) e Danilo (suspenso).

VASCO: Alexander; Tenório, Norões, Ulisses e Coutinho; Bruno Gomes, Linnick e Caio Lopes; João Pedro, Lucas Santos e Tiago Reis. Técnico: Marcos Valadares.
Desfalque: Miranda (suspenso).

A CAMPANHA VASCAÍNA NA COPINHA:

PRIMEIRA FASE

Vasco 4 x 1 Carajás-PA (Gols: Caio Lopes (2), Tiago Reis e Lucas Santos)

Vasco 0 x 0 Tubarão-SC

Vasco 1 x 0 Taubaté-SP (Gol: Linnick)

SEGUNDA FASE

Vasco 4 x 0 Juventude (Gols: Tiago Reis (3) e Laranjeira)

TERCEIRA FASE

Vasco 5 x 1 Manthiqueira (Gols: Tiago Reis (2), Lucas Santos, Talles e João Pedro)

OITAVAS DE FINAL

Vasco 3 x 0 Coritiba (Gols: Lucas Santos (2) e Bruno Gomes)

QUARTAS DE FINAL

Vasco 1 (3)x(2) 1 Volta Redonda (Gol: Tiago Reis)

SEMIFINAL

Vasco 2 (4)x(3) 2 Corinthians (Gols: Tiago Reis e Miranda)

Fonte: Futebolzinho
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário