O elenco é fraco e isso fica ainda mais evidente quando tem que jogar sem Morais e Edmundo, como aconteceu neste domingo. Mas vamos falar a verdade: o Vasco está praticamente do mesmo nível dos anos anteriores, quando não fez tão feio. Especialmente em 2006, ano em que quase se classificou para a Libertadores.
No papel, o Vasco não é pior que um monte de equipe meia-boca deste campeonato, como Goiás, Náutico, Atlético Mineiro, Portuguesa... O elenco do Vasco coloca o clube como candidato ao descenso como já colocava em 2006 e 2007. Mas não condena, necessariamente, ao rebaixamento deste ano.
Seria injusto dizer que a culpa desta campanha preocupante é do professor Antônio Lopes. Injusto e simplista. Mas a entrevista que ele deu depois do jogo com o Santos...
Deu para ver que Lopes não tem esperança, que jogou a toalha, que não vê como o time possa crescer. É muito cedo para isso. Foi uma entrevista realmente esclarecedora.
Se eu sou presidente do Vasco, acho que troco de treinador esta semana. O clube está arregaçando as mangas e juntando os cacos. Precisa de um comandante igualmente animado, cheio de gás. Como era o Renato em 2006, ou até mesmo Celso Roth em boa parte do campeonato ano passado.
Tenho respeito pelo Lopes. Mas ele demonstrou que não "está no clima"...