Milagre. Para muitos é o que o Vasco precisa para escapar do rebaixamento neste Campeonato Brasileiro. Odvan sabe bem o que isso significa no futebol. O zagueiro estava em campo na incrível virada do clube em cima do Palmeiras, em 2000, na final da Copa Mercosul. Por isso, ele ainda se mostra confiante na briga para manter o time na Primeira Divisão.
Naquela partida, o Vasco foi para o intervalo perdendo a partida por 3 a 0 e jogando na casa do Palmeiras. Mas conseguiu virar o placar no segundo tempo e ficou com o título ao vencer por 4 a 3. Detalhe, o time ainda teve um jogador expulso quando o jogo estava 3 a 2 para o time paulista.
- Existe sim milagre no futebol. Mas para recebê-lo, temos que fazer por onde. Precisamos ir buscá-lo. Quem não lembra da final da Mercosul - disse o zagueiro, um dos heróis vascaínos naquela partida.
- Nessa hora é bom passar para os mais jovens várias dificuldades que o Vasco já passou. Na decisão da Mercosul ninguém mais acreditava. Fomos lá e conseguimos virar na casa do adversário. Não tem que ficar cabisbaixo. Tem que procurar se concentrar, pensar só no jogo, entrar atento e, se Deus quiser, sair de lá feliz no domingo - completou.
Para Odvan, o Vasco não pode ser comparado ao Botafogo
Odvan já viveu a tristeza de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Em 2002, ele caiu junto com o Botafogo. Mas garante que os momentos são diferentes. E os clubes também.
- Já viu o tamanho da torcida do Vasco? Já viu a força que tem o Vasco? Os títulos de um e de outro? Não tem como comparar. Lá estava tudo errado. Ninguém estava recebendo. No Botafogo, eu tirei dinheiro do meu bolso para pagar o salário do roupeiro.
O Vasco tem 37 pontos e está três atrás do primeiro clube fora da zona de rebaixamento, o Náutico. Por isso, precisa vencer os dois próximos jogos e torcer contra o rival. Odvan, que conquistou os principais títulos recentes da história do clube, espera não manchar a sua história na Colina.
- Eu sou um cara que penso sempre positivo e o Vasco é muito grande. Conheço a grandeza desse clube e vivi momentos de glórias aqui. Não penso ser rebaixado vestindo esta camisa - disse.
No domingo, o zagueiro terá um rival complicado de ser parado pela frente. Keirrison, uma das revelações do Brasileiro, está na briga pela artilharia. Com 20 gols, ele está um atrás de Kléber Pereira, do Santos, que tem 21 e não joga mais neste Brasileiros após ser suspenso pelo STJD.
- São duas posições complicadas. Ele está querendo ser artilheiro do brasileiro e eu quero sair com o Vasco dessa situação. Vai ser um belo duelo. Espero que o Vasco saia vitorioso
No próximo domingo, a equipe cruzmaltina enfrenta o Coritiba, sexto colocado, com 53 pontos.
Mais lidas