Futebol

Odvan e Mauro Galvão se reencontram em palestra para jovens jogadores

Assim como nos tempos áureos de Vasco da Gama, a dupla Odvan e Mauro Galvão entrou em campo neste sábado para fazer a alegria dos fãs. Só que, desta vez, ao invés de jogar futebol para ajudar o Gigante da Colina a conquistar títulos, como no final da década de 1990, os ex-zagueiros compareceram à sede do Campos Atlético Associação - um clube de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que está completando 102 anos - para dar uma palestra para jogadores em início de carreira.

Sem as bolas nos pés, os ex-atletas tentaram trabalhar o emocional dos jovens e falaram da importância da renovação dos clubes do interior do Rio - vale lembrar que times como o Goytacaz e o Americano, que já disputaram a Primeira Divisão do Campeonato Carioca, hoje em dia sofrem com problemas financeiros e lutam pelo acesso na modesta Série B do Rio.

Dirigente das categorias de base do Vasco da Gama, Mauro Galvão também aproveitou a oportunidade para criticar a falta de investimentos do governo nos jovens atletas. O ex-jogador ainda lamentou a debandada de jovens para o exterior antes mesmo de chegar ao profissional.

- Eu acho que esses clubes deveriam receber mais investimentos do governo. Na verdade, um trabalho especial também. Esses jovens precisam aproveitar o período que estão vivendo. Essas leis que permitem que os atletas saiam dos clubes ainda jovens, também precisam ser modificadas. Seria uma forma de conter essa debandada de jovens. O clube precisa formar o atleta até o final, para que ele chegue ao profissional, jogue pelo clube, chegue à Seleção e depois seja vendido - disse Mauro Galvão.

Natural de Campos, Odvan tem promovido um trabalho na cidade para descobrir novos atletas. Em contato com os jovens, o ex-jogador ressalta a importância de incentivos para que novas promessas surjam no Norte Fluminense - região que já revelou muitos nomes para o futebol.

- Esperamos que Campos consiga fazer um bom trabalho para formar jogadores como eu, o Mauro Galvão, o próprio Léo (ex-Santos), para que a cidade consiga dar um futuro melhor para esses jovens - afirmou Odvan.

Centenário, o Campos Atlético, depois de muitos anos sem disputar competições no profissional, segundo a diretoria do clube, pretende jogar a Série C do Carioca de 2015. Enquanto isso, o time continua trabalhando somente na formação de novos atletas nas categorias de base.

Fonte: ge
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 17/10/2026
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 23 (42,59%)
Empates 15 (27,78%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 76 (56,72%)
Sofrido 58 (43,28%)
Total 134
Saldo 18
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117