Futebol

Odvan e Mauro Galvão se reencontram em palestra para jovens jogadores

Assim como nos tempos áureos de Vasco da Gama, a dupla Odvan e Mauro Galvão entrou em campo neste sábado para fazer a alegria dos fãs. Só que, desta vez, ao invés de jogar futebol para ajudar o Gigante da Colina a conquistar títulos, como no final da década de 1990, os ex-zagueiros compareceram à sede do Campos Atlético Associação - um clube de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que está completando 102 anos - para dar uma palestra para jogadores em início de carreira.

Sem as bolas nos pés, os ex-atletas tentaram trabalhar o emocional dos jovens e falaram da importância da renovação dos clubes do interior do Rio - vale lembrar que times como o Goytacaz e o Americano, que já disputaram a Primeira Divisão do Campeonato Carioca, hoje em dia sofrem com problemas financeiros e lutam pelo acesso na modesta Série B do Rio.

Dirigente das categorias de base do Vasco da Gama, Mauro Galvão também aproveitou a oportunidade para criticar a falta de investimentos do governo nos jovens atletas. O ex-jogador ainda lamentou a debandada de jovens para o exterior antes mesmo de chegar ao profissional.

- Eu acho que esses clubes deveriam receber mais investimentos do governo. Na verdade, um trabalho especial também. Esses jovens precisam aproveitar o período que estão vivendo. Essas leis que permitem que os atletas saiam dos clubes ainda jovens, também precisam ser modificadas. Seria uma forma de conter essa debandada de jovens. O clube precisa formar o atleta até o final, para que ele chegue ao profissional, jogue pelo clube, chegue à Seleção e depois seja vendido - disse Mauro Galvão.

Natural de Campos, Odvan tem promovido um trabalho na cidade para descobrir novos atletas. Em contato com os jovens, o ex-jogador ressalta a importância de incentivos para que novas promessas surjam no Norte Fluminense - região que já revelou muitos nomes para o futebol.

- Esperamos que Campos consiga fazer um bom trabalho para formar jogadores como eu, o Mauro Galvão, o próprio Léo (ex-Santos), para que a cidade consiga dar um futuro melhor para esses jovens - afirmou Odvan.

Centenário, o Campos Atlético, depois de muitos anos sem disputar competições no profissional, segundo a diretoria do clube, pretende jogar a Série C do Carioca de 2015. Enquanto isso, o time continua trabalhando somente na formação de novos atletas nas categorias de base.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 05/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fluminense Fluminense 1
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 09/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 16 (39,02%)
Empates 12 (29,27%)
Derrotas 13 (31,71%)
Total 41
Gols
Marcados 56 (54,37%)
Sofrido 47 (45,63%)
Total 103
Saldo 9
Cartões
Amarelos 82 (91,11%)
Vermelhos 8 (8,89%)
Total 90