Futebol

Olho nele! Andrey Santos chega como destaque do Vasco na Copinha 2022

A 52ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior retorna após um ano ausente em virtude da pandemia de Covid-19. A maior competição de base do Brasil terá a participação de 128 times, divididos em 32 grupos com quatro cada. O torneio será disputado de 2 a 25 de janeiro.

A final, realizada no dia do aniversário da cidade de São Paulo, não será disputada no Pacaembu, tradicional palco da decisão e que passa por reformas. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não confirmou o local da finalíssima.

Em virtude do cancelamento do torneio em 2021, a próxima edição terá a participação de jogadores nascidos em 2001, que na prática não poderiam disputar a competição por terem excedido a idade limite (20 anos). Além deles, atletas nascidos entre 2002 e 2006 também podem ser inscritos.

Fórmula de disputa

A Copinha segue com o mesmo modelo de competição dos últimos anos. Na primeira fase, os times se enfrentam dentro dos respectivos grupos com as duas melhores equipes avançando à segunda fase. A partir daí, os jogos serão disputados em mata-mata.

Disputada desde 1969 – com exceção de 2021 em virtude da pandemia –, a Copinha já teve 22 campeões diferentes em 51 edições. O Corinthians, com dez títulos, é o maior campeão. Times tradicionais como Palmeiras e Grêmio nunca conseguiram conquistar o torneio. Veja abaixo a lista dos campeões:

10 títulos: Corinthians

5 títulos: Fluminense e Internacional

4 títulos: Flamengo e São Paulo

3 títulos: Atlético-MG e Santos

2 títulos: Ponte Preta, Portuguesa e Nacional

1 título: América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus-SP, Paulista de Jundiaí, Marília, Roma Barueri, Santo André e Vasco.

Público liberado: veja os protocolos

Para ter acesso ao estádio, o torcedor deverá apresentar o comprovante de vacinação das duas doses ou dose única. Caso tenha somente a primeira dose da vacina, o torcedor deverá apresentar o resultado negativo do teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo ou resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.

Para os torcedores não elegíveis no sistema de vacinação, o mesmo deverá apresentar o resultado negativo do teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo ou resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.

A utilização de máscara será exigida em tempo integral dentro dos estádios.

Vasco: volante Andrey

O Vasco chega para a Copinha com um time jovem, praticamente sub-17 e com possibilidade de poder jogar pelo menos mais duas edições do torneio. São três os jogadores que chegaram a figurar no time profissional e podem ser considerados os líderes do elenco.

Os atacantes Figueiredo, que fez 16 jogos na Série B, e Vinicius, que acabou descendo novamente para a base. O grande destaque, porém, é o volante Andrey Santos.

Ao assinar contrato em agosto com o Vasco, Andrey Santos coroou os últimos dois anos de com desempenho na base do clube, que rendeu convocações para a seleção brasileira da categoria. Agora, a meta é fazer uma boa Copinha e conquistar de vez um espaço no time comandado por Zé Ricardo.

O Vasco está no Grupo 24, com sede em Santana de Parnaíba, ao lado de Lagarto, Rio Claro e Ska Brasil. A estreia está marcada 5 de janeiro, às 11h

Foto: Luiz Gontijo/ge.globo

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário