Futebol

Oooooohhhh: Pedido de efeito suspensivo de Rafael Coelho é negado

O departamento jurídico do Vasco da Gama bem que tentou, mas não obteve sucesso no pedido de reconsideração do efeito suspensivo para o atacante Rafael Coelho, suspenso por sete partidas em decisão de primeira instância no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ). O auditor Jorge Luiz Peçanha Lira, do Pleno, indeferiu o segundo pedido feito pelo clube, juntamente com o recurso. Até que haja novo julgamento em segunda instância no tribunal carioca, Rafael Coelho segue impossibilitado de jogar o Estadual.

O advogado do Vasco, Osvaldo Sestário, entrou na tarde desta última quinta-feira, dia 25 de fevereiro, com o recurso e pedido de reconsideração do efeito suspensivo, anteriormente negado logo em seguida à decisão do primeiro julgamento. Sob a justificativa de que nenhum fato novo foi demonstrado pela defesa do atleta, o relator do processo em segunda instância acabou por indeferir, já durante a noite desta quinta, novamente o efeito.

Rafael Coelho já cumpriu duas das sete partidas de gancho que lhe foram impostas. Após a expulsão no jogo contra o Macaé, que culminou na pena no TJD/RJ, o atacante do Vasco não enfrentou o Friburguense e não pôde participar da final da Taça Guanabara, contra o Botafogo. Como não será julgado nesta sexta-feira, dia 26, o jogador não poderá o Volta Redonda, no domingo, dia 28, pela estreia da Taça Rio.

Em caso de decisão desfavorável ao jogador e ao clube, Rafael Coelho ficará longe da equipe também nos jogos contra Bangu, Boavista, Flamengo e Olaria, ficando à disposição do técnico Vagner Mancini apenas no dia 24 de março, no jogo diante do Americano, pela sexta e antepenúltima rodada do segundo turno do Estadual.

Entenda detalhes da punição:

Expulso na goleada do Vasco por 4 a 0 sobre o Macaé, no dia 28 de janeiro, Rafael Coelho respondeu a dois artigos do novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva: agressão física e ofensa, conforme prevêem os artigos 254-A e 243-F, respectivamente. As penas, somadas, resultariam numa suspensão de até 18 jogos.

Rafael Coelho levou cartão vermelho de forma direta depois de trocar empurrões e dar um soco no zagueiro Otávio, segundo relato na súmula. Além disso, através de imagens de vídeo, a Procuradoria denunciou o atacante por xingar o assistente Cláudio José de Oliveira.

O árbitro Péricles Bassols, que apitou o jogo, depôs no TJD/RJ e disse que não viu e nem ouviu nenhum xingamento por parte de Rafael Coelho, e que foi informado das infrações pelo assistente Cláudio José. Os auditores da Quinta Comissão, porém, acreditaram na culpa do jogador e o puniram com quatro partidas de suspensão pela agressão e com mais três por conta da ofensa.

Fonte: Justiça Desportiva
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Botafogo Botafogo 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (37,50%)
Empates 3 (37,50%)
Derrotas 2 (25,00%)
Total 8
Gols
Marcados 11 (64,71%)
Sofrido 6 (35,29%)
Total 17
Saldo 5
Cartões
Amarelos 6 (75,00%)
Vermelhos 2 (25,00%)
Total 8