Futebol

OPINIÃO: Futebol de várzea

Se alguma coisa faltava para ilustrar o que foi a Taça Rio - e se alguma coisa faltava para fechá-la - depois do jogo de ontem, no Maracanã, não falta mais nada: Vasco x Flamengo foi um espetáculo melancólico, deprimente, um breve sumário do que é hoje o futebol do Rio de Janeiro. Dois times ruins de bola e ansiosos por briga. Dizer que o Vasco foi melhor é enaltecer o que não merece.

Mais correto e apropriado seria dizer que o Flamengo foi pior. Muito pior. Como gritou o Gérson, o Canhotinha de Ouro, na Rádio Globo, depois do jogo: \"Ô Kléber, esse time do Flamengo é HOR-RO-RO-SO! É brincadeira esse time do Flamengo\".

Horroroso ele é. Brincadeira de mau gosto, acrescentaria eu. E como disse o Canhotinha depois: \"Tem jogador que não pode passar nem pela porta do Flamengo\". Obrigado ao Gérson por me ajudar a qualificar esse time inqualificável do Flamengo. O elenco é inaceitável para um clube chamado Flamengo. Quem faz essas contratações? São os vários dirigentes de futebol do Flamengo que passaram pela atual administração sem nada entenderem de futebol, rigorosamente nada? Ou é o empresário que manda e desmanda nos jogadores da Gávea?

Ao fim do jogo a torcida, em coro, também definiu o Flamengo: \"Time sem-vergonha\". Peço licença à imensa torcida rubro-negra para discordar. O time é ruim, péssimo, horroroso. É brincadeira.

Agora: sem-vergonha não é o time.

É pena que tudo que houve de ruim no Maracanã - e foi quase tudo - tenha obscurecido o pouco que houve de bom, como o bonito gol de Morais, a primeira boa atuação de Ramon... e... e... não sei.

Mas os ataques dos dois times conseguiram ser piores até do que os dois times. Que duplas! Edílson e Valdiram, de um lado, nada acertaram. Ramirez e Luizão, de outro, nada acertaram tampouco, sendo que Luizão foi mais um zagueiro do Vasco, um autêntico becão. Culpa dos quatro? Não.

De novo, a pergunta: quem faz as contratações desses clubes?

Em tudo, o Flamengo foi pior ainda do que o Vasco.

O que dizer, por exemplo, de Diego Souza e Jônatas, jogadores de 20, 20 e poucos anos, que mal conseguiam andar em campo no segundo tempo?

O Gérson tem razão: isso é uma brincadeira!

Diego Souza e Jônatas só recuperaram o fôlego na hora de brigar. Sim, porque aquele espetáculo de futebol deprimente proporcionado pelos dois times só podia terminar com o espetáculo deprimente dos jogadores brigando, agora sim com ativa participação de Jônatas, Diego Souza, Renato e o goleiro Diego, muito bom também em brigas, em ofensas e em palavrões nos microfones.

E, na hora da briga, outro espetáculo deprimente e recorrente em finais no Maracanã: dezenas e dezenas de pessoas dentro de campo. Aquele campo povoado de gente que nada tem a fazer ali, aquele gramado abarrotado, é o retrato do futebol no Rio de Janeiro: parece um futebol de várzea, futebol de aterro.

O resumo final e definitivo do Campeonato do Rio, o Caixão-2006, que eu espero já não esteja mais enganando o torcedor (pelo menos isso) é o seguinte: Flamengo, Fluminense e Vasco não se classificaram sequer para as semifinais do primeiro turno e não se classificaram sequer para as semifinais do segundo turno.

Imagino que isso seja suficiente para que as torcidas de Vasco, Fluminense e Flamengo não se deixem mais enganar nem pelos dirigentes desses clubes nem pela imprensa do oba-oba, que gosta desses jogos, desses jogadores, desses times e desse campeonato.

Fonte: -
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150