Futebol

Opinião: "Gol de escanteio não existe!"

Logo vi que hoje o jogo iria ser diferente. Numa partida onde o Alex Teixeira consegue fazer um gol, pode se esperar qualquer coisa, até que o Vasco entregue de bandeja uma vitória bem encaminhada. Fomos acometidos pela velha mania de segurar o resultado de 1 a 0, e não matamos o Bahia quando tivemos chance. O castigo veio a cavalo, e agora eu não queria estar na pele dos jogadores Vascaínos, que devem estar ouvindo poucas e boas do Dorival. Simplesmente não se admite que uma equipe profissional de futebol leve dois gols de escanteio com um jogador a mais. Gol de escanteio é inadmissível! Não existe!
Acaba que perdemos boa chance de encostar no até aqui líder da competição Guarani, que, conforme o esperado, começou a ratear na série b e comprovar que é um time porcaria a exemplo de todos os outros. Embora agora estejamos fora do G-4, em termos de pontuação continuamos bem posicionados e o importante é estar no g-4 na última rodada e não agora.Que dessa derrota se tirem algumas lições. A mais importante delas, que na verdade é um dos preceitos básicos do futebol, é tocar a bola para o companheiro mais bem posicionado. Em todos esses 21 anos que estou vivo, eu nunca vi esse expediente falhar. Veja por exemplo, aos 40 do segundo tempo. Souza encontrou Adriano, seu companheiro melhor posicionado, de frente para o goleiro e passou-lhe a bola. O atacante driblou o goleiro, mas, ao invés de servir Carlos Alberto, seu companheiro muito bem posicionado, preferiu olhar pra o chão feito um tatu e acabou chutando a bola nas pernas do zagueiro.Chegava a hora de entrar em cena o \"quem não faz leva\". Esse é um dos clichês que sempre funciona,e hoje ele funcionou por intermédio de Nem, zagueiro do Bahia. A rigor, foram as únicas chances do Bahia. Duas malditas cobranças de escanteito, onde a zaga apenas olhou, duas vezes, o zagueiro Ném subir sozinho para desviar.
Tencionava escrever que o resultado não foi justo, porém revi minha posição. Se uma equipe leva dois gols de escanteio em uma só partida, jogando com um jogador a mais que o adversário, após estar vencendo, com o aparente controle da situação, e de lambuja perde chances de ampliar por total e completo egoísmo, vaidade pessoal mesmo, de querer a todo custo fazer o gol e não importa se há alguém melhor colocado para fazê-lo, essa equipe deve perder. Existem lições que só são ensinadas na derrota, e espero que o Vasco hoje tenha aprendido as suas.

Agradecemos ao leitor João Vitor Carvalho pelo envio da matéria

Fonte: Blog Fundamentalismo Vascaíno
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150