Futebol

Opinião: "Investir é preciso, perder não é mais possível"

Para reflexo na tabela da Taça Guanabara, a vitória sobre o Americano (3 a 0), no deserto de São Januário (1.171 pagantes), não tem a menor importância. A campanha é terrível. Não há mais chances de classificação. Resta olhar para a Taça Rio e para a Copa do Brasil. Por causa dessas duas metas, o resultado de ontem deve ser visto com frieza e equilíbrio por todos os vascaínos. De Ricardo Gomes, que estreou com uma vitória providencial, aos dirigentes, passando aos torcedores e chegando, finalmente, aos torcedores. Explico: ganhar do Americano, uma das equipes mais esquálidas desse Estadual, é mera obrigação e e não pode apagar a necessidade que o grupo tem de receber reforços. Por outro lado, a boa atuação (e o time realmente foi convincente) prova que há uma reserva de qualidade no elenco e que, se o trabalho for bem feito, sem atropelos e, principalmente, divisões internas, o Vasco tem boas chances de voltar aos trilhos que um clube grande merece.

Voltar aos trilhos não é garantia de títulos. Mas é certeza de fazer papel de clube grande em qualquer competição. Como foi a atuação diante do Americano. Ricardo Gomes chegou, PC Gusmão saiu e, como num piscar de olhos, tudo voltou ao normal. Não é mérito de Ricardo, nem demérito de Gusmão. Digamos, pegando carona num clichê bem rasteiro do futebol, que o grupo está motivado mais uma vez e querendo mostrar serviço. Então tá bom. A lenda do lugar-comum dourado sempre se consagra. Vida que segue.

O que ficou de bom após a primeira vitória? Fagner e Ramon cresceram ofensivamente, mas seguem mal na parte defensiva. Éder Luis começa a entrar em forma. No jogo aéreo, Marcel tem alguma utilidade. Eduardo Costa pode ser um bom primeiro volante. Bem entrosados, Dedé e Anderson Martins podem formar uma boa zaga. E Jefferson, melhor jogador em campo, está pronto para ser titular e até mais efetivo do que o recém-liberado Carlos Alberto. E Felipe, de volta, ainda precisa ganhar ritmo de jogo. Sinais de melhora, ânimo do torcedor, o otimismo se renova. Só não dá para achar que reforços são dispensáveis. Investir é preciso, perder não é mais possível.

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (36,84%)
Empates 6 (31,58%)
Derrotas 6 (31,58%)
Total 19
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 30 (90,91%)
Vermelhos 3 (9,09%)
Total 33