Imprensa

Opinião: Não me iludo com o fraco elenco do Vasco

Alguns vascaínos reclamam que tenho má vontade com o time. Não é verdade. Apenas não me iludo. Não confio. E lamento que o clube com tamanha história no futebol esteja com um elenco tão fraco. Mas sei reconhecer os méritos. Morais é uma ótima realidade. Desde o Campeonato Brasileiro do ano passado, o garoto despertou. Chamou a responsabilidade para ele. E, com ou sem Romário, virou referência. Hoje, na goleada de 5 a 1 sobre o Irati, Morais foi perfeito. Com personalidade, talento e, melhor ainda, muito a fim de jogo, ele arrebentou. Fez gols, deixou os companheiros algumas vezes na cara do goleiro adversário e mostrou que será a âncora do Vasco no Campeonato Brasileiro. Com ele, dá para acreditar numa campanha digna. Sem ele (e os vascaínos têm mais é que bater na madeira), é bom se preparar para um sofrimento de oito meses. Quase uma gestação.

Além de Morais, vale destacar Valdiran. Fez três gols e perdeu outros três. É um atacante curioso e que me lembra alguns pontas do anos 70. É ponta mesmo. E corta para o meio. Parece o Búfalo Gil (disse parece...)... Tem um pouco de Edu Bala, do Palmeiras e do São Paulo. Mas para quem é vascaíno quarentão, como eu, ele lembra mesmo Catinha. Todos esses citados eram atacantes de lua. Diga-se de passagem, muito mais de lua cheia. Mas, às vezes, o tempo fechava, a lua se escondia e chutavam o chão. Como Valdiran fez hoje. Mas, assim mesmo, ele é útil, tem potencial e, justiça seja feita ao dvd, já se confirmou como uma boa contratação. Tanto que é o artilheiro da Copa do Brasil, com seis gols.

E Edílson, nem tão brilhante mas com um calcanhar esperto e nervoso, também mostrou qualidade e, melhor ainda, disposição. O que também me supreende. O Vasco, como Flamengo e Fluminense, está nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Muitos elogios, hein? Mas, agora, vão as críticas: a defesa (inclusive o goleiro) é ruim demais - a exceção foi Wágner Diniz, que voltou a ser eficiente. E os volantes (Ygor, Andrade, Yves e quem mais aparecer do atual elenco) também não servem. Ou seja, com Morais, Edílson, Valdiran, Wágner Diniz e Ramon, falta meio time para o Vasco ser forte de verdade no Brasileirão. Do contrário, é rezar por São Morais. Às vezes funciona.

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Domingo, 14/09/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 2
    Ceará Ceará 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (29,41%)
Empates 18 (35,29%)
Derrotas 18 (35,29%)
Total 51
Gols
Marcados 68 (51,91%)
Sofrido 63 (48,09%)
Total 131
Saldo 5
Cartões
Amarelos 113 (95,76%)
Vermelhos 5 (4,24%)
Total 118