Futebol

Opinião: Olho no Romário

O jogo de hoje, entre Vasco e América do México, que pouco entusiasmava, ganhou agora um atrativo de respeito. Ganhou expectativa. Ganhou, sobretudo, uma dose especial de curiosidade. É Romário atuando como técnico. Como técnico e como jogador.
Uma dupla curiosidade. Primeiro, porque é ele, Romário. Segundo, pela oportunidade rara de podermos observar essa experiência.
Um profissional atuando ao mesmo tempo como técnico e como jogador.

Os desafetos de Romário, que não são poucos, já estão considerando uma maluquice essa história de escalar o jogador como técnico, ainda que por uma partida só. Os admiradores de Romário, que são muitos, já estão se mobilizando para apoiá-lo, e o ensaio se deu ontem, quando São Januário recebeu um público muito maior do que o normal para assistir ao seu seu primeiro dia como técnico.
Tenho cá minhas restrições ao Romário — não como o jogador que foi, é claro, um jogador excepcional — e já estranhei, ontem mesmo, a escolha do presidente interino do Vasco.
Mas que também estou curioso para ver Romário em sua dupla função, isso estou. Como será o Romário técnico? Se, na qualidade única de jogador, ele já distribuía broncas homéricas para os companheiros, imaginem agora, com a autoridade de técnico? Será que vai exagerar? E, nesse caso, os companheiros agüentarão aquela marra toda dentro de campo, ditando regras de comportamento, no chamado calor da refrega? Ou será que, ao contrário, imbuído de um espírito conciliador de comandante, Romário optará pela diplomacia e pelo companheirismo, para manter o time unido na difícil tarefa da vitória? Dificílima tarefa. Depois de perder o jogo no México, por 2 a 0, o Vasco precisa vencer por três gols de diferença.

Não seria brincadeira nem para um redivivo Rinus Michels, considerado o melhor técnico do mundo, numa dessas enquetes extravagantes e superficiais — imaginem para um técnico estreante, ainda que seja o Romário! Vou ficar de olhos abertos em cima do Romário e do Vasco, num jogo que, a princípio, eu veria com um olho só. Afinal de contas, é o Romário, não é?

Fonte: -
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44