Imprensa

Opinião: Roth só sobrevive por falta de opção no mercado

Burroth?

O medo de vencer tira a vontade de perder. Esta é uma frase que ouvi recentemente e que se adequa muito bem a certos treinadores brasileiros, como Nelson Rodrigues do Sub-20, Dunga, Wagner Benazzi, Estevão Soares, Carlos Alberto Parreira e, principalmente, Celso Roth.

O rótulo de retranqueiro acompanhou Roth por todos os clubes nos quais passou. Entretanto, o trabalho que fez no Botafogo tirou um pouco essa impressão. Com três meses de Vasco, Roth fez com sua reputação o mesmo que faz com seus times: retrocedeu, recuou, encolheu-se.

Senão, vejamos. O Vasco-2006 de Renato Gaúcho perdia muitos pontos em casa e teve a segunda melhor campanha como visitante do Brasileirão, exatamente porque jogava com muita velocidade e era extremamente ofensivo. Em casa, oferecia o contra-ataque aos adversários. Fora, aproveitava estes contra-ataques.

O Vasco de Roth é o melhor mandante do BR-07 porque abafa o adversário - e tem qualidade para isso. Tem, também, qualidade para jogar fora de casa, como mostrou ontem nos vinte minutos iniciais. Entretanto, Roth prefere recuar o time aos 25 do primeiro tempo com uma falsa sensação de segurança a marcar o terceiro e o quarto gols.

Celo Roth tentou corrigir o problema mais antigo do time do Vasco: arrumar a defesa. Ainda não conseguiu, e o pior: aos poucos vai minando o ataque, único setor que funcionava. Roth é daqueles técnicos que sobrevivem graças à falta de opções no mercado. E que fazem sobreviver o anti-futebol, o menos é mais, o jogar sem a bola. É daqueles técnicos que não podem sobreviver no futebol brasileiro, ou o futebol brasileiro não vai sobreviver.

Fonte: Blog Jornalismo Esporte Clube - Maurício Vargas
  • Domingo, 14/09/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 2
    Ceará Ceará 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (29,41%)
Empates 18 (35,29%)
Derrotas 18 (35,29%)
Total 51
Gols
Marcados 68 (51,91%)
Sofrido 63 (48,09%)
Total 131
Saldo 5
Cartões
Amarelos 113 (95,76%)
Vermelhos 5 (4,24%)
Total 118