Futebol

Opinião: "Superação para evitar a matemática"



\"vaspeixe\"Vasco e Santos se encaram hoje, dia atípico para jogos da primeira divisão, por conta das eleições no final de semana. Enquanto nossos adversários, já garantidos na Libertadores, ainda pensam em ser campeões brasileiros, nós já começamos a torcer para não voltar a ser uma rotina os jogos em dias estranhos. A derrota para o Guarani na última rodada ligou o alerta vermelho da torcida, que esperava muito mais desse ano que fugir da zona de rebaixamento. Não que a situação ainda esteja desesperadora, mas mais um resultado ruim diante do Peixe – que vem de goleada sobre o forte time do Cruzeiro na Vila Belmiro – fará os vascaínos tirarem da gaveta a calculadora.

O Santos ignorou a crise Neymar-Dorival e não tomou conhecimento da Raposa. O 4 a 1 sobre um dos candidatos ao título brasileiro é razão de sobra para vermos o alvinegro praiano bastante motivado. Mas essa não será nossa única preocupação de logo mais. O técnico Marcelo Martelotte fez duas alterações no Peixe e mostra que não vem à Colina de brincadeira: sem poder contar com Zé Eduardo, escalou o Santos com três atacantes, substituindo o meia pelo garoto Zezinho, que jogará junto de Neymar e Marcel.

Já o PC, com uma penca de desfalques, deve também escalar um Vasco mais ofensivo por falta de alternativas. Sem Carlos Alberto e Nilton, contundidos, e com a suspensão do Rafael Carioca, nosso treinador deve montar o meio campo com Jumar, Fellipe Bastos, Felipe e Zé Roberto. Ou seja, dois armadores e apenas dois volantes, sendo que apenas um joga mais fixo na defesa. É o tipo de meio campo que a torcida esperava ver há muito tempo. Resta saber se era justamente contra um time veloz como o Santos que ele seria o mais indicado.

Mas é na defesa que as dúvidas são maiores. Graças ao Sr. Héber Roberto Lopes, não contaremos com Dedé, nosso melhor zagueiro. A única vantagem que isso pode trazer ao time é abrir a possibilidade da estréia do Jadson Viera. Mas o nome do zagueiro não está confirmado e podemos ter uma zaga formada por Cesinha e Tite. Isso preocupa duas vezes: primeiro por não sabermos o que esperar da dupla. Segundo, porque depois de tanto oba-oba pela sua vinda, perder a vaga para o Cesinha será a confirmação de que o Viera terá sido mais um reforço desnecessário.

O Vasco não vence em casa desde o dia oito de agosto, quando bateu o Vitória. Por isso, apesar da qualidade do adversário e dos desfalques da equipe, perder mais pontos em São Januário está fora de questão. Talvez seja exatamente isso que o Vasco precisa nesse momento: a moral que só uma vitória sobre um time forte e embalado pode trazer. E não apenas o elenco precisa dessa moral, mas também a torcida. Apesar das dificuldades que o Santos certamente nos trará, esse é o momento em que a superação precisa falar mais alto. Caso contrário, será o momento para voltar a fazer contas.

Ficha técnica:

VASCO X SANTOS
Fernando Prass, Fágner, Cesinha (Jadson Viera), Titi e Max; Jumar, Fellipe Bastos, Felipe e Zé Roberto; Eder Luis e Rafael Coelho.Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Roberto Brum e Marquinhos; Zezinho, Neymar e Marcel.
Técnico: PC GusmãoTécnico: Marcelo Martelotte
Estádio: São Januário. Data: 28/09/2010. Horário: 21h. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF). Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Guilherme Dias Camilo (MG)
O Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo o Brasil.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos

A galera já começou a reclamar da contratação do Patrick, jogador do Mixto-MT, clube que disputa a série D do Brasileiro. Vale dizer que o garoto de 23 não veio para ser o “homem de referência” ou o “matador” e nem para “solução do ataque“. O rapaz vem para a base.
Entre os 10 blogs mais acessados na página do troféu Top Blog, três tem como tema esporte. O Blog da Fuzarca está na segunda colocação. Vamos dar um gás na votação para trazermos mais esse caneco para a torcida do Vasco! O Bicampeonato no prêmio está nas nossas mãos (e mouses)!

Para votar, basta clicar aqui.

Fonte: Blog da Fuzarca - JC Barbosa