Opinião: 'Torcida cruzmaltina será o grande fator para 2020'

31/12/2019 às 10h11 - FUTEBOL

Após o susto em 2018, quando escapou do rebaixamento no Campeonato Brasileiro na última rodada, o Vasco iniciou 2019 sob o comando de Alberto Valentim e reformulou boa parte do elenco. Os cruzmaltinos fizeram um bom Campeonato Carioca, mas novamente começou mal na Série A. Somente com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, a equipe carioca conseguiu emplacar uma boa sequência e terminou o ano dando esperança para a torcida, que deu show fora de campo.

O Vasco parecia ter acertado no Campeonato Carioca, ao conquistar a Taça Guanabara e ir a final da Taça Rio. No entanto, a derrota na decisão para o Flamengo trouxe velhos traumas de volta a São Januário. O mau desempenho no começo do Brasileiro ligou o sinal de alerta no clube, que demitiu Valentim e acertou com Vanderlei Luxemburgo.

O que era uma aposta se tornou um certeza. Sob o comando de Luxemburgo, os cruzmaltinos chegaram a sonhar com uma vaga na Libertadores. Ao final da Série A, um lugar na Sul-Americana de 2020 foi bem vinda em São Januário.

“O objetivo quando cheguei no Vasco era sair da zona da ‘confusão’. Conseguimos isso”, disse o treinador.

Luxemburgo não acertou a renovação para 2020. Em seu lugar, o Vasco agiu rápido e contratou Abel Braga. No entanto, o pensamento para 2020 é seguir com a recuperação financeira do clube. Por isso, o presidente Alexandre Campello já adiantou que grandes contratações não serão feitas.

A única certeza é a de que a torcida cruzmaltina será o grande fator para 2020. A grande adesão ao programa do sócio-torcedor no fim do ano vai ajudar a diretoria no pagamento dos salários do elenco. Além disso, as contribuições para a construção do CT seguem e o objetivo é que os jogadores já possam treinar no local na próxima temporada.

Fonte: Gazeta Esportiva