Futebol

Opinião: Vasco-2008, com boa vontade, é uma incógnita.

Tiago, Wágner Diniz, Luizão, Jorge Luís e Calisto; Jonílson, Thiaguinho, Beto, Leandro Bonfim e Morais; Allan Kardec.

Com esse time, o Vasco enfrenta o Hamburgo, terceiro colocado na Bundesliga, amanhã, no primeiro jogo do clube em 2008, estréia no Dubai Football Chalenge. Com boa vontade, é uma incógnita. Romário deve ficar no banco. Como técnico e jogador. Até porque o Baixinho, suspenso, só poderá ser usado em março. E todo mundo sabe que, além de treinador, só fará partidas pontuais na temporada, até pendurar de vez as chuteiras.

Pelo que observamos na Série B, a grande contratação foi Thiago, que brilhou pela Portuguesa, além de saber fazer gols. Vagner Diniz, apesar de alguns defeitos, é um bom lateral-direito. Na esquerda, Calisto precisará ser observado. No Bahia, há quatro temporadas, ele foi bem. Mas sumiu na Rússia e só a partir de hoje saberemos se é o mesmo jogador. Se não for, porém, Romário/Alfredo Sampaio podem apostar em Edu, garoto dos juniores, comprovadamente bom jogador. A zaga continua fraca, com Luizão e Jorge Luís, zagueiros pesados, com poucos recursos técnicos e que não se completam.

Para o meio de campo, Jonílson não chega a ser um volante de ponta, mas pode ser útil. Não jogaria nem com Amaral, nem com Andrade. Sem dinheiro, o Vasco precisa apostar nos garotos. Usaria Souza, dos juniores, no time principal. Tem futuro certo. Creio que o clube pode apostar em Leandro Bonfim no Campeonato Estadual e torcer para que ele se firme para o Brasileirão. Técnica, ele tem. Mas é irregular demais. Precisa ser mais bem avaliado. E o Professor Romário deve cruzar os dedos para que Morais fique no clube e, assim sendo, desabroche definitivamente. Ele pode ser um bom jogador, mas, por enquanto, é “quase” um bom jogador. Muito por culpa dele, que é dispersivo e imaturo. Não contaria com Beto, contratado por ser um dos “peixes” de Romário.

Mas escalaria Edmundo no ataque – se ele chegar, é claro – ao lado do garoto Allan Kardec. Não acredito em nenhuma das contratações para o ataque (leia-se Abu e Villanueva). Mas entendo que, com alguns reforços, bem treinado e motivado, esse time pode conseguir bons resultados em 2008. Títulos, não acredito. Mas daria para fazer campanhas dignas nas quatro competições do Vasco em 2008. A solução do Vasco é apostar na garotada. Edmundo seria uma necessidade para os tempos bicudos.

Meu time ideal: Tiago, Wagner Diniz, (?), (?) e Edu; Jonílson, Souza, Leandro Bonfim e Morais; Edmundo e Allan Kardec.

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Terça-feira, 20/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Operário Operário 1
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 24/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Terça-feira, 27/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Melgar Melgar
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 31/05/2025 às 21h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
Artilheiro
Pablo Vegetti 17
Jogos
Vitórias 10 (32,26%)
Empates 10 (32,26%)
Derrotas 11 (35,48%)
Total 31
Gols
Marcados 37 (52,86%)
Sofrido 33 (47,14%)
Total 70
Saldo 4
Cartões
Amarelos 68 (97,14%)
Vermelhos 2 (2,86%)
Total 70