Futebol

Opinião: Vasco cria cenário propício para preparar Lucão

Assim que Fernando Miguel, dono da meta vascaína desde o fim de 2019, acertou sua saída por empréstimo para o Atlético Goianiense, no início de março, o Vasco foi ao mercado atrás de um goleiro. Enquanto havia essa lacuna no elenco, o prata da casa Lucão assumiu a titularidade — foi ele quem disputou todos os oito jogos da equipe na temporada —, mas o cenário deve mudar com a chegada do experiente Vanderlei, anunciada neste domingo. O goleiro de 37 anos, ex-Grêmio, deve ampliar a competitividade no setor e dividir com Lucão a responsabilidade de uma temporada de intensa pressão.

Há alguns anos, o cruz-maltino tem dado mais espaço aos jovens goleiros formados na base, optando por eles como reservas imediatos na posição. Nomes como Gabriel Félix, Jordi e Alexander ganharam chances nas últimas temporadas, mas nenhum deles chegou a se firmar (apenas Alexander segue no clube). Com Lucão, as expectativas são mais altas.

O jovem frequenta as seleções brasileiras de base desde a categoria sub-20 e é visto internamente como um dos principais talentos que surgiram em São Januário. Ao passo em que se espera muito do goleiro de 20 anos, a chance de "queimar" um jovem na posição mais delicada do futebol cresce. É aí que a chegada de Vanderlei mais acrescenta ao Vasco, principalmente sob a perspectiva de elenco.

O arqueiro, que viveu grandes temporadas no Coritiba e no Santos antes de se transferir ao Grêmio, chega como reforço de impacto. É difícil avaliar que não tenha boas perspectivas de ser titular, tendo em vista uma temporada com disputa de Série B, competição em que a experiência é fator fundamental.

Já nos anos finais da carreira, Vanderlei não vem de bom retrospecto. Alternou boas e más atuações no tricolor, e não caiu nas graças da torcida. Na temporada 2020, foram 58 jogos e 54 gols sofridos. Chegou a perder a vaga para Paulo Victor na reta final do Brasileirão e nas finais da Copa do Brasil. Antes de rescindir com o clube gaúcho, teve atuação criticada na goleada por 6 a 1 sobre o Ayacucho, única partida que fez pelo clube na atual temporada.

Com contrato de um ano em São Januário, terá a oportunidade de mostrar que ainda tem lenha para queimar. No processo, ajudará Lucão a crescer. Dividirá as atenções de uma temporada de pressão intensa da torcida pelo acesso — na quarta série B disputada pelo clube —, tanto na hipótese de garantir-se como um nome de confiança na meta vascaína, quanto no dia a dia e nos treinamentos, no intercâmbio de experiências.

No futuro próximo, ou quem sabe imediato, a hora de Lucão assumir de vez a responsabilidade de defender o gol do Vasco deve chegar. Enquanto isso, os torcedores cruz-maltinos podem manter a tranquilidade: ganharam uma opção experiente e de talento comprovado para o setor.

Fonte: Agência O Globo
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78