Futebol

Opinião: Vasco cria cenário propício para preparar Lucão

Assim que Fernando Miguel, dono da meta vascaína desde o fim de 2019, acertou sua saída por empréstimo para o Atlético Goianiense, no início de março, o Vasco foi ao mercado atrás de um goleiro. Enquanto havia essa lacuna no elenco, o prata da casa Lucão assumiu a titularidade — foi ele quem disputou todos os oito jogos da equipe na temporada —, mas o cenário deve mudar com a chegada do experiente Vanderlei, anunciada neste domingo. O goleiro de 37 anos, ex-Grêmio, deve ampliar a competitividade no setor e dividir com Lucão a responsabilidade de uma temporada de intensa pressão.

Há alguns anos, o cruz-maltino tem dado mais espaço aos jovens goleiros formados na base, optando por eles como reservas imediatos na posição. Nomes como Gabriel Félix, Jordi e Alexander ganharam chances nas últimas temporadas, mas nenhum deles chegou a se firmar (apenas Alexander segue no clube). Com Lucão, as expectativas são mais altas.

O jovem frequenta as seleções brasileiras de base desde a categoria sub-20 e é visto internamente como um dos principais talentos que surgiram em São Januário. Ao passo em que se espera muito do goleiro de 20 anos, a chance de "queimar" um jovem na posição mais delicada do futebol cresce. É aí que a chegada de Vanderlei mais acrescenta ao Vasco, principalmente sob a perspectiva de elenco.

O arqueiro, que viveu grandes temporadas no Coritiba e no Santos antes de se transferir ao Grêmio, chega como reforço de impacto. É difícil avaliar que não tenha boas perspectivas de ser titular, tendo em vista uma temporada com disputa de Série B, competição em que a experiência é fator fundamental.

Já nos anos finais da carreira, Vanderlei não vem de bom retrospecto. Alternou boas e más atuações no tricolor, e não caiu nas graças da torcida. Na temporada 2020, foram 58 jogos e 54 gols sofridos. Chegou a perder a vaga para Paulo Victor na reta final do Brasileirão e nas finais da Copa do Brasil. Antes de rescindir com o clube gaúcho, teve atuação criticada na goleada por 6 a 1 sobre o Ayacucho, única partida que fez pelo clube na atual temporada.

Com contrato de um ano em São Januário, terá a oportunidade de mostrar que ainda tem lenha para queimar. No processo, ajudará Lucão a crescer. Dividirá as atenções de uma temporada de pressão intensa da torcida pelo acesso — na quarta série B disputada pelo clube —, tanto na hipótese de garantir-se como um nome de confiança na meta vascaína, quanto no dia a dia e nos treinamentos, no intercâmbio de experiências.

No futuro próximo, ou quem sabe imediato, a hora de Lucão assumir de vez a responsabilidade de defender o gol do Vasco deve chegar. Enquanto isso, os torcedores cruz-maltinos podem manter a tranquilidade: ganharam uma opção experiente e de talento comprovado para o setor.

Fonte: Agência O Globo
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir