Imprensa

Opinião: Vasco e Fla têm o que há de pior administrativamente no futebol

Sou de um tempo, não muito distante, no qual um Flamengo x Vasco ou um Vasco x Flamengo era sinônimo de craques, de grande espetáculo, de emoção certa.

Para falar apenas dos dois maiores ídolos de minha geração, Roberto Dinamite e Zico foram adversários e ídolos que jamais deixaram de empolgar quando se enfrentavam.

Quando leio, ouço e vejo todas as reportagens às vésperas deste primeiro Flamengo x Vasco, pela decisão da Copa do Brasil, e me recordo das campanhas destas equipes no Campeonato Brasileiro, chego à conclusão de que restou apenas a paixão para incentivar e dar esperança ao torcedor.

Falo do torcedor comum, não daquele torcedor profissional, que só vai a estádio às custas de ingressos e apoio financeiro dado por cartolas.

Sinto esses torcedores apaixonados dos quais falo desesperançosos com os rumos do Flamengo e do Vasco. Desanimados com as atitudes de suas diretorias.

Não consigo aceitar que a presidência do Flamengo não só permita, mas incentive a entrada de torcedores para \"dar\" uma preleção aos jogadores, como aconteceu esta tarde, na Gávea. Foi mais vexatório ainda porque se deu na presença de jornalistas. Sem que ninguém (nem atletas, tampouco comissão técnica) dicordasse daquela bizarrice.

Não consigo aceitar que a diretoria do Vasco deixe um DJ tocar funk na arquibancada de São Januário e estender faixas dando como favas contadas a decisão do título, num autêntico clima de rap do oba-oba. É decepcionante que um clube de tradição centenária se preste a um papel desses.

Ganhe quem ganhar, a verdade é que o Flamengo e o Vasco de hoje são o retrato do que há de pior administrativamente no futebol carioca. Um diz discordar da mentalidade e do modelo do outro. Mas os dois, no fundo, hoje em dia, andam de braços dados com essa administração da federação de futebol, que afunda o futebol do Rio de Janeiro há mais de duas décadas.

Fonte: Blog de Jorge Luiz Rodrigues - Globo Online
  • Domingo, 14/09/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 2
    Ceará Ceará 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (29,41%)
Empates 18 (35,29%)
Derrotas 18 (35,29%)
Total 51
Gols
Marcados 68 (51,91%)
Sofrido 63 (48,09%)
Total 131
Saldo 5
Cartões
Amarelos 113 (95,76%)
Vermelhos 5 (4,24%)
Total 118