Futebol

Opinião: "Vasco foi superior taticamente"

Alexandre Perin (@a_esportivo)



A chuvosa tarde de domingo em Porto Alegre viu um resultado injusto no estádio Olímpico no empate de 1×1 de Grêmio e Vasco da Gama. O time visitante jogou melhor a partir dos 20 minutos, mas acabou cedendo o empate no final da etapa complementar. Depois de um início empolgante, o Grêmio padeceu da profunda inoperância ofensiva da dupla, atualmente titular, de Lins e Júnior Viçosa.

O início de jogo foi arrasador do Grêmio: Gabriel em chute cruzado, Júnior Viçosa à queima-roupa obrigaram Fernando Prass a defesas espetaculares. Uma penalidade de Fágner deu a chance do Tricolor abrir o marcador, tudo isto antes de meia-hora de jogo. Porém Gabriel chutou mal e o goleiro vascaíno brilhou. Dali em diante o Vasco melhorou muito, com Alecsandro acertando o poste em cobrança de falta, Éder Luís perdendo duas ótimas chances (uma delas driblando Victor), contra um Grêmio errando uma quantidade absurda de passes com Lúcio, Douglas e William Magrão.

Na etapa final, o Vasco seguiu superior taticamente e enervando os corajosos gremistas. De tanto perder gols, achou um: Bernardo errou cruzamento, surpreendeu Victor e assumiu como artilheiro da Série A com 4 gols. Menos mal para o Grêmio que Róberson empatou aos 39 minutos, aproveitando rara falha da zaga de Anderson Martins e Dedé, final 1×1.

Ao final do jogo, o discurso do técnico Renato Portaluppi é de que o Grêmio, com 2 vitórias e 1 empate em 5 jogos, está “muito bem no Campeonato” pois antevê uma melhora considerável com o retorno dos lesionados André Lima e Leandro, e as estréias de Gilberto Silva, Miralles e do atacante ainda a ser contratado. Já na Libertadores, o Vasco segue mostrando evolução, mas precisa corrigir os erros que tem custado vitórias nos minutos finais.

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13