Futebol

Opinião: A superstição e a despedida

O Campeonato Brasileiro de 2007 que acaba de se iniciar tem tudo para entrar para a história por um simples motivo: o milésimo gol de Romário. Ao completar essa marca histórica, o “baixinho” fechará um longo ciclo no futebol. Tão logo faça o gol mil, se despedirá dos gramados. Nesse artigo proponho uma reflexão de como a superstição é capaz de explicar acontecimentos futebolísticos e faço também uma análise da despedida do futebol e tudo o que esse fato envolve.

Basta pegar qualquer jornal de esportes que há notícias sobre a possibilidade de Romário realizar um feito muito difícil de ser estabelecido no futebol. Falta somente um gol para encerrar a sua carreira e é aqui que quero estabelecer como a superstição, mesmo que inconsciente, possa afetar o desempenho desse craque. Nos últimos jogos do Campeonato Carioca como na Copa do Brasil, campeonatos nos quais o Vasco, seu time, foi eliminado, Romário esteve atrás de seu “golzinho”. Parecia que sua equipe jogava em função de seu gol e não da vitória do time. O “baixinho” tentou, tentou e não conseguiu.

No futebol a superstição sempre teve um valor importante na explicação de fatos inexplicáveis. Inúmeros times freqüentemente recorrem a esses recursos para superar crises, solicitar ajuda em alguma partida e até para pedir um gol para a conquista do título. Casos recentes ilustram esses fatos: antes de cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recorreu aos santos para tentar ajudar a equipe. Na ocasião, os jornais circularam uma foto do goleiro e ídolo palmeirense Marcos, segurando um “santinho”. Na semana passada, foi a vez do Flamengo recorrer a São Judas, pois teria uma tarefa difícil: vencer o adversário uruguaio, o Defensor, por quatro gols. Nos dois casos, a superstição não resolveu o problema e os times não atingiram seus objetivos.

Fonte: Cidade do Futebol
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário