Imprensa

Opinião: Eurico tenta se perpetuar no poder à custa de atos truculentos

Em homenagem ao aniversário de 109 anos do Clube de Regatas Vasco da Gama recomendo leitura do discurso proferido, há exatamente dois anos, pelo cônsul português Paulo Gama, pertencente à 14ª geração do navegador lusitano.

Talvez, assim, num breve momento de reflexão, os fanáticos e aqueles que sofrem da síndrome da perseguição possam entender porque tanto se combate a figura de um homem que, traindo os ideais democráticos da instituição, tenta se perpetuar no poder à custa de manobras ardilosas e atos truculentos.

A este, a seu séqüito, a todos aqueles que se engalfinham nas bancadas políticas e nas arquibancadas de São Januário e também aos que não terão paciência de ler o discurso na íntegra, deixo, como exercício, as palavras finais do descente do Almirante. Antes, porém, me junto aos que torcem por um Vasco da Gama mais digno de suas tradições, dentro e fora dos campos esportivos, e abro a tribuna para aqueles que quiserem deixar no blog sua mensagem de apreço a este glorioso clube.

Como é que um clube, com orgulho nas suas origens e pergaminhos portugueses, foi capaz de, mantendo essa identidade, se tornar um dos maiores do Brasil e do Mundo?

Talvez porque sempre foi unido e se bateu por um ideal, fazendo dessa coesão o alicerce de toda a sua sustentação. Talvez porque foi capaz de abrir as suas portas e o seu espírito a outros que, identificados com os mesmos ideais, se tornassem nossos irmãos e parceiros de todas estas conquistas. Talvez porque soube lutar contra as adversidades e foram estas que lhe deram a força para seguir em frente.

Todas estas teorias estarão certas. Eu, todavia, no fundo da minha Alma quero continuar a acreditar: conseguimos estas vitórias porque somos um Povo Eleito e, nas alturas que verdadeiramente interessam, nas épocas verdadeiramente importantes, quando se exige que nos levantemos, não somos mais indivíduos soltos e dispersos no Mundo, somos uma força que não existe igual no Mundo.

Na poesia \"O Monstrengo\" de Fernando Pessoa, o homem do leme personifica esta força. Embora aterrado perante a visão de um monstro, embora tremendo fruto da pressão a que estava sujeito, algo o segurou, alguma força fez com que se seguisse em frente:

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
\"Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um Povo que quer o mar que é teu;
E mais que o monstrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!\"

Fonte: -
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário