Futebol

Opinião: Garamblog - Romário é leal e um cara de bom caráter

Neste fim-de-semana tive contato íntimo com o belíssimo material do repórter Lúcio de Castro sobre Romário. Ao lado do editor Dinho Artigliri, vi e revi várias vezes o documentário, madrugada adentro, que mostrou do nascimento ao gol 1000 de um dos maiores jogadores do mundo.

Lúcio optou por um corte jornalístico inteligente. Basicamente, o VT era dividido em Pobreza – Estrelinha – Glória – Expectativa. Mas com ênfase nas origens, nas pessoas e no ambiente que cercaram a formação do ser humano Romário. Foi claro perceber que o marrento de hoje era o menino desconfiado de ontem. A franqueza de hoje era a coragem de ontem ao enfrentar zagueiros maiores.

A reportagem é uma metáfora mastodôntica desse país maluco. O texto de Lúcio é sutil e delicadamente cutuca essa relação social onde só os “bons de bola” sobrevivem à crueldade da desigualdade. Ver a história de Romário é ver a saga de milhares de jogadores brasileiros. Nem todos viram Romário. Aliás, pouquíssimos.

Em vez de se orgulharem, a classe política brasileira deveria se envergonhar de ter fracasso durante séculos na tentativa de inserir o mais pobre no mundo Miami dos ricos. Esmolas e pirataria costumam enganar os que desfilam marcas fajutas pelas ruas das grandes cidades.

Romário disse a Lúcio: “eu me considero um bom caráter”. E a gente pára para pensar e repensar toda a trajetória dele. Não é que ele tem razão? Muitos reclamaram do tratamento especial que ele recebia. Outros do excesso de bolas que ele recebia.

Mas, em primeira pessoa assumida, eu vos digo: em todas as vezes que falei, entrevistei ou encontrei Romário, ele foi leal e correto. O que marcava fazia. O que falava garantia.

Não se trata de gastar palavras para alguém que não precisa de elogios. Apenas um cadinho de reflexões depois de saber que muitos chegaram às lágrimas após a reportagem no EE.

Boa semana a todos.

Fonte: Blog - Sidney Garambone
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44