Clube

Opinião: "Sem fantasmas"

A Segunda Divisão deixou de ser um bicho de sete cabeças desde que passou a ser disputada por pontos corridos. Neste formato, dificilmente um clube com maior poder econômico e um mínimo de organização deixará de se classificar entre os quatro primeiros — e, conseqüentemente, garantir a volta à elite do futebol. O “passeio” do Corinthians este ano não foi à toa.

O Atlético Mineiro,em 2006, também já se classificara com facilidade, neste mesmo sistema, como aconteceu com o Coritiba, no ano passado.

Não custa lembrar que, até no formato antigo, Botafogo, Palmeiras e Grêmio voltaram à Primeira Divisão na temporada seguinte a que foram rebaixados.

Dos grandes que já foram campeões brasileiros, além do Bahia (que segue penando até hoje), só o Fluminense não subiu de imediato — ao contrário, acabou caindo para a Terceira Divisão, onde se sagrou campeão e, graças à Copa João Havelange, criada pela CBF, em 2000, encontrou um “elevador” para retornar ao “primeiro andar” do prédio sem galgar o segundo.

Em suma: a diretoria vascaína precisa arregaçar as mangas e começar a reconstruir, praticamente do zero, o clube que encontrou devastado ao assumir.

Mas, se trabalhar direito, tem tudo para, em 2010, já estar de volta à elite do futebol brasileiro. E, se Deus quiser, com um Vasco novinho em folha!

Por ter sido rebaixado, teoricamente, o Gigante da Colina deveria passar a receber, em 2009, apenas 50% dos direitos de TV (em 2008, 100% equivaleram a R$ 23 milhões).

Esta aí o primeiro “trabalho de Hércules” para Roberto Dinamite. No ano passado, graças a intensas negociações políticas, o presidente Andres Sanchez conseguiu que a cota do Corinthians permanecesse praticamente intacta.


Intacto, pode-se perceber, com facilidade, permanece o amor do torcedor pelo Vasco.

Além de uma infinidade de mensagens apaixonadas pelo clube, recebi, pela internet, uma frase que sintetiza com maior clareza e poesia todo esse sentimento: “O amor de verdade não tem divisão”.

Fonte: Coluna de Renato Maurício Prado - O Globo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário