Clube

Opinião: "Vasco paga pelos erros cometidos desde o início de 2008"

Uma das equipes que foi rebaixada para a segunda divisão do campeonato Brasileiro foi o Vasco. Em um acontecimento inédito na história do clube carioca, vários fatores contribuíram para o descenso do time.

Pré-temporada mal organizada, troca de comando no meio do Brasileirão, contratações suspeitas, invasões da torcida na sede do clube, foram apenas alguns dos pontos que levaram o clube de São Januário à maior mancha da sua história.

Já no início de 2008, o Vasco escolheu o ex-jogador Romário para ser o técnico da equipe. Aliado à falta de experiência do então comandante do time, a pré-temporada do elenco foi muito ruim.

Apenas quatro dias depois de começarem os trabalhos, o time foi disputar o Torneio de Dubai, nos Emirados Árabes. As 16 horas de vôo para o país asiático foram mais um problema para um elenco que havia acabado de voltar das férias. Resultado, o a equipe carioca foi apenas vice-campeã da competição. Com isso, a pré-temporada do Vasco foi totalmente prejudicada e não houve bons resultados.

Outro fator que fez mal à preparação do Vasco foi a sua situação financeira, a qual não possibilitou a contratação de jogadores de peso. A preocupação em não manchar a marca Vasco no exterior também fez com que a agremiação se submetesse a fatos pouco indicados.

“Poderá até prejudicar um pouco a preparação, mas estamos interessados em expor a nossa marca. Não é muito comum ver os times brasileiros fazerem este tipo de excursão, mas esperamos fazer um bom papel lá. Estamos acelerando a preparação para dar um padrão de jogo logo à equipe”, disse José Luiz Moreira, vice-presidente do Vasco, na época da excursão para os Emirados Árabes.

Mais um aspecto que influenciou no rebaixamento vascaíno foram as contratações equivocadas. Em nenhum momento de 2008, a agremiação apresentou um jogador de peso aos seus torcedores. Os retornos de Leandro Amaral, de Edmundo e de Pedrinho, foram comemorados mais por saudosismo do que pelo futebol apresentado pelos atletas em campo.

Ao todo, em 2008, o Vasco contratou 23 jogadores para a atual temporada. Muitos deles sequer completaram o ano em São Januário. São eles: os goleiros Tiago e Rafael, os laterais Marcus Vinícis, Baiano, Calisto e Valmir os zagueiros André, Odvan, Fernando e Anderson, os volantes Jonílson, Beto, Johnny e Serginho, os meias Pedrinho, Marquinho e Vinícius Reche e os atacantes Jean, Edmundo, Villanueva, Abubakar, Pinilla, Landu.

A troca da diretoria também foi um fator que contribui para a queda do time de São Januário. Com a chegada de Dinamite ao poder, o clima de instabilidade no Vasco entre funcionários e jogadores foi notório. Mesmo prometendo que não faria uma caça às bruxas, o novo presidente demitiu mais de 30 funcionários, inclusive peças importantes do departamento de futebol.

Além desses fatores citados, a inexperiência da nova diretoria, as informações desencontradas, o comando desarrumado de alguns técnicos e a permissão que a torcida invadisse a sede do clube para cobrar os profissionais foram outros aspectos que também colaboraram para o rebaixamento do Vasco.

Fonte: Cidade do Futebol
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário