Torcida

Organizadas temem violência por falta de escolta; veja histórico de brigas

Episódios de violência ocorridos em 2023 acenderam o alerta da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) para possíveis novas confusões relacionadas ao clássico entre Vasco e Flamengo, marcado para este domingo, às 19h, no Maracanã.

A entidade publicou uma nota nesta sexta-feira criticando a decisão da Polícia Militar de não realizar a escolta das maiores torcidas organizadas dos dois clubes, que atualmente estão proibidas de frequentar os estádios cariocas por decisão da Justiça.

A suspensão das torcidas é exclusiva dos eventos esportivos. Seus integrantes, contudo, não estão proibidos de frequentar o estádio desde que não portem referências às organizadas. Ou seja, nada os impede de se reunirem em direção ao Maracanã. E o histórico recente aponta que as confusões têm ocorrido com encontros de rivais fora do arco de segurança do estádio, o que corrobora as preocupação da Anatorg.

- Não pairam dúvidas de que tal fato trará uma demanda maior do efetivo policial, caso as torcidas do Vasco se desloquem de pontos diferentes da cidade, gerando, por óbvio, maior possibilidade de confrontos nas regiões periféricas da cidade - diz um trecho da nota.

Procurada, a assessoria da Polícia Militar informou que haverá escolta do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios somente para as torcidas liberadas pela Justiça, e que a decisão de não escoltar as suspensas é forma de não legitimá-las.

A Anatorg também contestou a proibição imposta à torcida de Vasco de se concentrar nos arredores de São Januário, antes da saída para o Maracanã. A reunião e a caminhada é uma tradição.

Segundo a PM, a escolta com saída de São Januário foi solicitada pela Mancha Negra, torcida vascaína que não tem problemas com a Justiça. No entanto, o Bepe negou o pedido por considerar que há um risco da presença de torcedores infiltrados de outras organizadas.

A assessoria do MetroRio, um dos principais transportes de acesso ao Maracanã, informou que haverá um reforço de seguranças e operadores nas estações próximas ao estádio. Procurada, a Supervia não se posicionou.

HISTÓRICO RECENTE DE BRIGAS

Em março de 2023, houve uma grande confusão entre torcedores das duas equipes no bairro de São Cristóvão, vizinho do Maracanã. Ao todo, sete pessoas saíram feridas. Algumas tiveram de ser hospitalizadas.

Dias depois da confusão, o Juizado do Torcedor determinou o afastamento das organizadas Raça Rubro-Negra, Torcida Jovem Fla e Força Jovem do Vasco por cinco anos.

Em outubro, pelo Brasileiro, houve novo embate. Desta vez, com saldo fatal. Um homem morreu na estação de Cosmos, na zona oeste do Rio, durante uma confusão envolvendo torcidas, que culminou com disparos de arma de fogo. Outros três foram ficaram feridos também por tiros e uma pessoa sofreu golpes de faca. Ao todo, 76 envolvidos foram detidos por toda a cidade do Rio.

Fonte: ge
  • Domingo, 18/02/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 4
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Carioca Nilton Santos
  • Sábado, 24/02/2024 às 17h30
    Vasco Vasco
    Volta Redonda Volta Redonda
    Campeonato Carioca Kleber Andrade
  • Terça-feira, 27/02/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Marcílio Dias Marcílio Dias
    Copa do Brasil Dr. Hercílio Luz